Napoli/SC vence o Botafogo de virada e sai em vantagem na final do Brasileirão Feminino A2 

Time catarinense joga por um empate na volta para levantar a taça 

Napoli/SC e Botafogo se enfrentaram na tarde deste domingo (24), pela partida de ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino A2, no Estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador/SC. De virada, o Napoli/SC venceu o Botafogo por 2 a 1 e agora joga pelo empate na partida de volta. Os gols do jogo foram marcados por Karen (contra) e Malu (2) (Napoli/SC). 

O JOGO

O primeiro tempo da partida começou muito movimentado e logo no primeiro minuto o Napoli/SC teve a chance de abrir o placar com Malu. A atacante recebeu pela direita e bateu por cima da meta da goleira Rubi. As duas equipes saíram para o campo de ataque, mas encontraram um pouco de dificuldade na criação das jogadas devido a condição do gramado, prejudicado pela chuva. Aos 8 minutos, Gaby Louvain cobrou falta para o Botafogo e a zagueira Karen do Napoli/SC cortou errado e mandou para o fundo do gol, abrindo o placar para o Botafogo. Após o gol sofrido, as donas da casa seguiram em busca do empate e aos 10 minutos Malu teve nova chance no ataque, mas desperdiçou. Com boa troca de passes, o Napoli seguiu oferecendo perigo no ataque e o empate veio dos pés da artilheira Malu. A camisa 9 recebeu passe preciso de Luana na entrada da área, driblou a goleira Rubi e bateu rasteiro para marcar. Com o campo prendendo um pouco a bola, as equipes apostaram nos lançamentos para chegar ao ataque. O Napoli/SC conseguiu chegar com mais perigo e teve mais chances de ampliar, enquanto o Botafogo teve dificuldades no último passe e facilitou para a goleira Dida. Sem mais chances, o primeiro tempo terminou com igualdade no placar.

Foto: Andrielle Zambonin

A etapa final começou muito disputada no meio campo e com as equipes com dificuldade para criar as jogadas no campo de ataque. A primeira chance clara do segundo tempo aconteceu apenas aos 17 minutos no chute de fora da área de Kélen, que bateu no travessão e saiu para fora. Depois dessa chance do Botafogo, o jogo ganhou intensidade e aos 20 minutos, a juíza marcou pênalti para o Napoli após falta de Karen sobre Aninha dentro da área. A artilheira Malu foi para a cobrança e marcou o segundo do Napoli na partida. Depois do gol, o Botafogo saiu para o ataque em busca do gol de empate e deu espaços para o Napoli/SC contra-atacar. O time alvinegro até tentou marcar o gol para deixar tudo igual e teve uma boa chance com Juliana aos 46 minutos, mas o Napoli/SC conseguiu se segurar e saiu com a vitória no primeiro jogo da decisão. 

Foto: Andrielle Zambonin

PARTIDA DE VOLTA

Com a vitória de hoje, o Napoli/SC tem a vantagem do empate no jogo de volta da decisão, que acontece no próximo domingo (31), às 16h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. 

Mariana Santos
Jornalista. Do campo, quadra e areia, encontrei no jornalismo a junção de duas paixões, o esporte e a comunicação. No Fut das Minas, a missão mais importante: escrever sobre o protagonismo das mulheres no futebol e no mundo. Comentarista às vezes. Palpiteira sempre.