Botafogo vence o Bahia fora de casa e garante vaga inédita na final do Brasileiro Feminino A2

Por Vitória Soares

Bahia e Botafogo decidiram a última vaga para a final do Campeonato Brasileiro Feminino A2, na tarde deste domingo (17). Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida, as Gloriosas venceram a equipe do tricolor baiano, por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA.  

Assim como no primeiro jogo das semis, os 45 minutos inicias da partida foram bem disputados, com as duas equipes marcando muito bem. O Botafogo teve mais posse de bola, mas sem oferecer muito risco para a defesa do Bahia. A partir dos 20 minutos, as Meninas de Aço equilibraram mais o jogo, buscando criar chances por meio de lançamentos mais longos.  

E aos 41 minutos da primeira etapa, Bruna deu um passe para Kélen que recebeu na entrada, tirou da goleira do tricolor e abriu o placar para o Botafogo. E já nos acréscimos, aos 46 minutos, o Bahia empatou o duelo com uma jogada bem trabalhada, a zagueira Anny recebeu a bola no ataque, ajeitou de cabeça e Ellen acertou um belo chute no canto do gol. 

O Botafogo conseguiu segurar a vitória contra o Bahia mesmo com uma jogadora a menos no final do segundo tempo. Foto: Divulgação/Bahia

O segundo tempo continuou no mesmo ritmo do primeiro, as Gloriosas marcaram pressão no ataque, e aos 12 minutos após cobrança de escanteio batida por Gaby, Vivian subiu e cabeceou a bola pra dentro do gol, colocando a equipe carioca novamente na frente do placar.  

Após o gol do Botafogo, o tricolor baiano tentou buscar o empate, ocupando mais o campo de ataque, mas sem conseguir aproveitar as finalizações criadas. Aos 31 minutos, a atacante Gio recebeu a bola na área e foi derrubada pela goleira Rubi, da equipe carioca. A própria camisa 19 do Bahia bateu o pênalti que foi para a trave, desperdiçando a melhor chance de empatar o jogo. Mesmo com a expulsão de Micaele, aos 38 minutos, as Gloriosas conseguiram segurar a vitória, garantindo a vaga para a final.  

Com o placar agregado de 3 a 2, o Botafogo irá enfrentar o Napoli-SC, na grande final do Brasileirão A2, que será disputada em dois jogos, nos dias 24 e 31 de janeiro, com horários e locais que ainda serão divulgados pela CBF. Mesmo fora da final, Bahia e Real Brasília já estão garantidos na série A1 Brasileiro Feminino de 2021, além das duas equipes que disputam o título da série A2.