Palmeiras vence Atlético Nacional e chega à final da Libertadores Feminina pela segunda vez

Divulgação / Conmebol Libertadores Femenina

Por Bianca Anacleto

O Palmeiras venceu o colombiano Atlético Nacional e se classificou para a final da Libertadores Feminina. O jogo, disputado no estádio Metropolitano de Techo, em Bogotá, na Colômbia, nesta terça (17) terminou com o placar de 3 a 1. Os gols foram marcados por Bia Zaneratto e Amanda Gutierres para as Palestrinas e por Daniela Montoya para as colombianas.

As palestrinas estão em sua segunda participação no torneio continental e buscam o bicampeonato. Em 2022, conquistaram o título da Libertadores sobre o Boca Juniors, da Argentina, depois de uma campanha invicta.

Durante a competição, Palmeiras e Atlético se enfrentaram na fase de grupos. Na ocasião, o alviverde venceu por 4×3 em uma partida muito disputada.

O JOGO

No primeiro tempo, as duas equipes criaram chances, mas o Palmeiras ofereceu mais perigo às adversárias. O Atlético fez uma marcação forte nas jogadoras palestrinas, especialmente na camisa 10 Bia Zaneratto. Boa parte da partida se concentrou no meio de campo com trocas de passes e muitas faltas. Foram 13 marcações nos primeiros 45 minutos com dois cartões amarelos.

Aos 30 minutos, a atacante Laís Estevam, em jogada individual, foi derrubada dentro da área e o árbitro de vídeo foi acionado. A decisão do VAR levou cerca de dois minutos e o pênalti foi marcado. Zaneratto bateu e abriu o placar para as palestrinas.

Amanda Gutierres, livre do lado esquerdo, recebeu uma bola da camisa 10 e saiu em velocidade. A atacante bateu cruzado e ampliou para 2 a 0.

Ainda nos minutos iniciais da partida, a meio-campista Andressinha sofreu uma falta que atingiu o joelho e precisou ser substituída. A argentina Lorena Benítez assumiu a posição. 

No final da primeira etapa, dois gols foram anulados. Um do Atlético Nacional por impedimento e o outro de Amanda Gutierres, porque a atleta colocou a mão na bola.

A segunda etapa começou com as colombianas atacando mais, colocando bolas na trave e oferecendo perigo para a meta das Palestrinas.

Palmeiras venceu o Atlético Nacional pela segunda vez na competição. Foto: Divulgação/Conmebol Libertadores Femenina

Apesar das melhores chances das adversárias, a atacante Amanda Gutierrez aproveitou o cruzamento de Flávia Mota e anotou o terceiro gol do Palmeiras.

O Atlético diminuiu a vantagem com um gol de cobertura da capitã Daniela Montoya, terminando a partida em três a um.

FINAL

A final será disputada dia 21 de outubro e o adversário será o vencedor da partida entre Corinthians e Internacional, que acontece nesta quarta-feira (18).

Essa será a segunda vez que equipes brasileiras se enfrentam na decisão do torneio. Em 2019, Corinthians e Ferroviária decidiram o título, que foi conquistado pelas Brabas.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo