SÃO PAULO – Tricolor Paulista no Campeonato Brasileiro

FOTO RUBENS CHIRI

Por: Fabiana Sousa

A história do futebol feminino do São Paulo começou em 1997, mas por conta de problemas financeiros e ausência de patrocínios, o clube desfez o projeto no ano de 2000. O retorno das tricolores paulistas ao campo aconteceu apenas em 2017, depois de estabelecer uma parceria com o Centro Olímpico, equipe de tradição na formação de base do futebol feminino no país.

Conquistando alguns títulos com a categoria de base, o clube se credenciou para a disputa do Torneio de Desenvolvimento de Futebol, uma competição promovida pela CBF, caracterizada por ser uma etapa da Liga de Desenvolvimento da Conmebol. Na competição, o São Paulo se sagrou campeão após vitória sobre a Chapecoense.

Foto: Rubens Chiri

Por meio do ranking da CBF, em 2019, a equipe se classificou pela primeira vez para o Campeonato Brasileiro Feminino A2. O clube assumiu o primeiro lugar no grupo 6, se classificando para as próximas fases. Na semifinal do campeonato, o São Paulo enfrentou o Palmeiras, protagonizando o primeiro Choque-Rainha da competição. As tricolores se classificaram e disputaram uma acirrada final com o Cruzeiro, que resultou na vitória e conquista do primeiro título da equipe paulista.  

Na edição de 2020 do Brasileiro A1, o tricolor paulista caiu nas semifinais diante do Avaí Kindermann. A atleta Jaqueline recebeu o prêmio de Revelação do Campeonato Brasileiro 2020.

Para a temporada de 2021 o São Paulo manteve 16 atletas do elenco e contratou outras cinco. São elas: as atacantes Micaelly e Mônica, e as meio-campistas Nath Pitbull, Naná e Maressa. No mês de abril o clube anunciou mais três reforços vindos da categoria de base: a zagueira Alves, a lateral-esquerda Clara e a meia-atacante Isa.

Renato Gizzi/Photo Premium/Agencia O Globo

APELIDO DA EQUIPE: Tricolor paulista 

FICHA TÉCNICA:
Goleiras: Carla, Thais Helena e Marcelle;
Zagueiras: Thais, Gislaine e Lauren;
Laterais: Natane, Giovana e Dani;
Meio-campistas: Yaya, Cris, Larissa, Maressa, Naná e Nath Pitbull;
Atacantes: Glaucia, Duda, Carol, Jaqueline, Giovaninha, Mônica, Micaelly e Carla
Técnico: Lucas Piccinato.

MELHOR CAMPANHA:  2020 – Campeonato Brasileiro A1 – Semifinais  e 2019 – Campeão Brasileiro A2.

REDES SOCIAIS:
O clube não tem perfil oficial único do futebol feminino.
Instagram: @saopaulofc
Facebook: São Paulo FC
Twitter: saopaulofc

PRIMEIRO CONFRONTO: São Paulo x Grêmio, 17 de abril às 17h, em Cotia.

Pular para o conteúdo