GRÊMIO – Gurias Gremistas no Campeonato Brasileiro

Por: Emilia Sosa 

Apesar de ter se feito presente em inúmeros momentos da história do futebol feminino local, foi em 2017 que o tricolor começou a caminhar nas competições nacionais do futebol feminino. De acordo com a colocação do time masculino no Ranking da CBF, o Grêmio ganhou uma vaga para a disputa da série A1 do Brasileirão Feminino. Sem uma equipe própria, o clube fechou uma parceria com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino, que ofereceu a estrutura para treinos e disputa da competição. 

No primeiro ano na disputa da competição nacional, as Gurias Gremistas foram rebaixadas para a série A2, onde permaneceram durante as temporadas 2018 e 2019. No primeiro ano na segunda divisão, o Grêmio não avançou da fase de grupos, mas, com a vitória do estadual, as Gurias Gremistas garantiram a vaga para a disputa de 2019. No ano seguinte, chegaram até as semifinais e retornaram para a elite do futebol nacional. 

Em 2020, em sua segunda participação na série A1 do Brasileirão Feminino, as Gurias Gremistas melhoraram o desempenho e avançaram às quartas de final da competição. Terminaram a primeira fase em oitavo lugar na tabela de classificação, com 24 pontos, com um total de sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Na fase de mata-mata, o Grêmio enfrentou o Corinthians, perdeu o primeiro jogo por 3 a 0 e o segundo por 2 a 1, finalizando a participação no Brasileirão Feminino 2020. 

Foto: Morgana Schuh | Grêmio FBPA

Para a temporada 2021, foram finalizados alguns contratos de jogadoras, como a lateral Jisselli e as atacantes Karol Lins e Karina Balestra, além das saídas de Marta e Jú Oliveira. Mas, a base da equipe continuou a mesma, com renovações importantes como das goleiras Raíssa e Lorena, das meio-campistas Pri Back, Mariza e da atacante Eudimilla entre outras atletas decisivas para a equipe gremista. 

Reforçando o time na temporada, chegam para compor o grupo das Gurias Gremistas as zagueiras Andréia Rosa e Janaína Queiroz, a meio-campista Maglia, a lateral Kaíssa, as atacantes Nathane, Lais Estevam e Maiara, além do retorno de Gabizinha, que atuou no clube em 2018 e 2019.

Diretamente ligada à equipe profissional, o Grêmio possui a categoria de base sub-18. As atletas dividem o mesmo espaço físico de treinos além da mesma comissão técnica, visando a preparação na chegada à equipe principal. Além disso, também possui a categoria sub-16 na Escola do Grêmio. 

Fotos: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA

APELIDO DA EQUIPE: Gurias Gremistas

FICHA TÉCNICA:
Goleiras: Lorena e Raíssa
Laterais: Sinara, Gisseli, Kaissa e Isa
Zagueiras: Andressa Pereira, Andréia Rosa e Janaína Queiroz
Meio campo: Kika, Mariza, Pri Back, Tchula, Jé Alves, Jane Tavares e Maglia
Atacantes: Nathane, Eudimilla, Gabizinha, Lais Estavam, Maiara, Mayara
Técnica: Patrícia Gusmão.

REDES SOCIAIS:
Twitter: @Gremio
Instagram: @Gremio
Facebook: Grêmio FBPA

PRIMEIRO CONFRONTO: São Paulo x Grêmio, 17 de abril às 17h, em Cotia.