//Chuva de gols: Guerreiras Grenás cumprem o dever de casa e voltam a vencer no Brasileirão

Chuva de gols: Guerreiras Grenás cumprem o dever de casa e voltam a vencer no Brasileirão

Com o placar elástico de 7×0 sobre o Vitória – BA, a Ferroviária vence sua primeira partida depois do retorno da competição e permanece no G-8

Por: Isabelle Galvão

A fase não estava boa para o time do interior paulista, atual campeão da competição. Desde o retorno do Brasileirão, a equipe somava apenas um ponto conquistado no empate com o Flamengo/Marinha na última quarta (9), na Gávea. Nos jogos anteriores, contra Corinthians, Internacional e Grêmio, as Guerreiras grenás foram derrotadas por 2×0, 2×1 e 1×0, respectivamente.

As jogadoras sabiam da responsabilidade que tinham em vencer a partida deste domingo (13) válida pela 9ª rodada. A pressão era ainda maior, já que suas adversárias não somam pontos desde o começo da competição, amargando a última posição da tabela.

O time da casa não se deixou abater pelo calor e o tempo seco que marcam presença na cidade de Araraquara. Mais do que isso, aproveitou para fazer chover – uma chuva de gols.

Do início ao fim do jogo, a Ferroviária foi intensa tanto no ataque, como na defesa e marcou pressão em praticamente todas as saídas de bola da equipe do Vitória. Logo aos 3 minutos do primeiro tempo, Pati Sochor ganhou uma disputa no meio de campo e encontrou a Aline Milene na lateral esquerda, que levou a bola para o fundo e cruzou para a área. A atacante Chú se adiantou, chegou na frente da zagueira do Vitória e abriu o placar para as Guerreiras.

A mesma Pati Sochor que iniciou a jogada do primeiro gol, foi derrubada na área depois de driblar a goleira, aos 9 minutos da primeira etapa. Na cobrança do pênalti, Luana teve a chance de ampliar o placar, mas tirou demais e a bola passou à esquerda do gol.

A Ferroviária não diminuiu o seu ritmo e continuou criando boas chances. Por outro lado, o ataque do Vitória foi muito pouco efetivo e não ofereceu perigo para a goleira Luciana. O primeiro tempo terminou 1×0.

No retorno para a segunda etapa, o time grená não deu nenhuma chance para o time baiano empatar ou virar o jogo. E foi também aos 3 minutos, agora do segundo tempo, depois de uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para a Rafa Andrade, que mandou um voleio no canto esquerdo da goleira do Vitória, marcando o segundo gol da partida.

Fotos: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Com a técnica Tatiele Silveira sempre impulsionando as meninas a pressionarem e marcarem forte, a Ferroviária continuou dominando o jogo, apesar do grande número de faltas cometidas pela equipe do Vitória. Em uma dessas faltas, aos 18 minutos da segunda etapa, a zagueira Andreia Rosa cobrou e colocou a bola no ângulo do gol adversário, acertando um belo chute e ampliando o placar para 3×0.

Foi também da zagueira referência da Ferroviária, o quarto gol da partida. Após a cobrança do escanteio, ela mesma cabeceou, e no rebote da goleira, empurrou a bola para as redes.

Aos 25 minutos, saíram Rafa Mineira e Pati Sochor  para a entrada da Elisa e Thaicyane. E parece que a técnica da Ferroviária acertou na substituição, porque aos 33 minutos, a atacante Chú cruzou a bola e encontrou Thaicyane, que cabeceou e fez o quinto gol das Guerreiras.

Pane elétrica

Logo após o quinto gol, o jogo foi interrompido por problemas na iluminação do estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara. Mas, os 20 minutos de paralisação não foram suficientes para frear a locomotiva grená. A jogadora Adriane Nenê, que entrou logo após o retorno do jogo, acertou um golaço de quase do meio do campo, ampliando a goleada em 6×0.

Antes do fim do jogo, ainda deu tempo da Rafa Andrade marcar seu segundo gol na partida, o sétimo da equipe da casa. Também um pouco depois do meio de campo, a jogadora arriscou e a goleira não alcançou, fechando o placar o jogo em 7×0.

Assim, a Ferroviária alcançou sua primeira vitória desde 26 de agosto, dia do retorno do Brasileirão. Com os 3 pontos, chega aos 15 e ocupa a 7ª posição na tabela. O Vitória-BA sofre mais uma derrota e segue sem pontos na competição, amargando a penúltima colocação no campeonato.

O Brasileirão faz uma pausa essa semana visando os treinamentos que ocorrerão pela Seleção Brasileira. Mas, já no próximo domingo (20) o Vitória recebe o Flamengo/Marinha em casa. Já o time grená vai à Minas encarar o Cruzeiro no próximo dia 23.