Napoli/SC vence o Real Brasília nos pênaltis e garante vaga na final do Brasileirão Feminino A2

Por Fernanda Gasel

Após empate de 0 a 0 no jogo de ida e outro empate no jogo de volta por 1 a 1, o Napoli-SC venceu o Real Brasília hoje (17), no Estádio Carlos Alberto Costas Neves em Caçador (SC), nos pênaltis por 5 a 4. A equipe catarinense vai disputar pela primeira vez a final do campeonato contra o Botafogo.

O Napoli abriu o placar com uma cobrança de falta fora da área aos 21 minutos do primeiro tempo. A goleira Flávia falhou ao segurar a bola e no rebote a atacante Aninha colocou para dentro do gol, abrindo vantagem para o time das caçadoras.

Mesmo com a vantagem, o Napoli continuou ofensivo e teve outras duas grandes oportunidades com Malu, aos 32 e 33 do primeiro tempo. Mas o time do Distrito Federal não desistiu, ao final do primeiro tempo pressionou o time catarinense e teve quatro grandes chances de gol, no entanto a goleira Dida fez ótimas defesas.

Buscando o empate, o Real Brasília voltou no segundo tempo com muitas oportunidades e dominando a posse de bola. Porém era evidente o cansaço das atletas de ambos os times na segunda etapa, e a equipe do Napoli foi acusada de tentar retardar a partida para segurar o resultado positivo, o que gerou briga entre as atletas e policiamento dentro de campo, resultando na expulsão da Rafa Soares, Lari e Ronaldinha.

Mesmo com duas atletas a menos, Bárbara, em uma jogada individual e com erro defensivo da equipe do Napoli, empatou para o Real Brasília. E a decisão foi definida nos pênaltis.

PÊNALTIS (5×4)

O Napoli começou cobrando, Tamires chutou no ângulo esquerdo e converteu para a equipe. Maiara, a segunda a cobrar, marcou para o Real Brasília. A segunda cobrança do Napoli foi da Karen, ela chutou bem no meio e converteu para o seu time. Lana também marcou para o Real Brasília. Tudo igual no marcador. Gleise, foi a terceira a chutar pelo Napoli, mas Flávia defendeu e o resultado ficou nos pés de Jamile que desperdiçou a oportunidade, chutando para fora.

Ambas as equipes seguiram com 2 gols convertidos. Thabata, com paradinha marcou o terceiro gol para o Napoli e Bárbara, a autora do gol de empate, deixou novamente tudo igual.  Na última cobrança ambos os times marcaram e o resultado passou a depender das cobranças alternadas. A primeira foi Sara, que converteu para o seu time. A responsabilidade ficou então nos pés da goleira Flávia, que chutou para fora e deu a classificação para o time catarinense.

Essa foi a primeira vez que as Caçadoras se classificaram para uma semifinal e consequentemente para a final, que será disputada em dois jogos, nos dias 24 e 31 de janeiro, com horários e locais que ainda serão divulgados pela CBF. Mesmo com a eliminação, tanto o Napoli quanto o Real Brasília já estão garantidos na Série A1 da próxima temporada.