Ferroviária e Corinthians: decisão do Brasileirão Feminino marca o encontro das maiores vencedoras da competição

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Ferroviária e Corinthians jogam nesta quinta-feira (07), os primeiros 90 minutos da grande final do Brasileirão Feminino. A ida será na Fonte Luminosa, às 16h20. Já o jogo da volta será três dias depois, no domingo (10), às 16h, na Neo Química Arena.

Nesta decisão vão se encontrar as equipes que sempre figuraram na parte de cima da tabela, com as melhores campanhas da primeira fase. As Brabas terminaram na liderança, com 37 pontos conquistados. Nos 16 jogos disputados, foram 12 vitórias, um empate e duas derrotas. O time alvinegro também contou com o melhor ataque e defesa do campeonato. Foram 53 gols marcados e apenas oito sofridos. 

As Guerreiras Grená também tiveram um bom aproveitamento. Venceram 11 jogos, perderam três e empataram apenas em um. Ao todo, foram 38 gols marcados e 16 sofridos. 

Na primeira fase, o Corinthians venceu a Ferroviária por 4 a 1. Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Na fase mata-mata, o Corinthians passou pelo Cruzeiro, nas quartas de final, e depois, na semifinal, venceu o Santos, garantindo uma vaga na final pela sétima vez seguida. A Ferroviária chegou a sua segunda final na competição, depois de passar pelo Internacional, nas quartas, e pelo São Paulo, na semi. 

Encontro das maiores campeãs

Corinthians e Ferroviária são clubes reconhecidos por terem os projetos de futebol feminino mais estruturados do país. O resultado disso é traduzido nos títulos conquistados. Os dois clubes são os que mais venceram o Brasileirão Feminino, juntos, somam seis títulos.  

As Brabas levantaram a taça quatro vezes (2018, 2020, 2021 e 2022). Enquanto as Guerreiras Grená acumulam dois títulos (2014 e 2019). 

Em 2019, foi a primeira e a última vez que Corinthians e Ferroviária se enfrentaram em uma decisão do Brasileirão Feminino. Na época, o time alvinegro buscava o bicampeonato, já a equipe de Araraquara tentava voltar a ganhar o título nacional depois de cinco anos. 

A goleira Luciana foi um dos destaques do título da Ferroviária em 2019. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O primeiro jogo na Fonte Luminosa terminou empatado em 1 a 1. Aline Milena marcou para as donas da casa, e Erika fez para a equipe corintiana. Na segunda partida, disputada na Fazendinha, mais um empate, e dessa vez, sem nenhum gol. 

Com isso, a decisão foi para os pênaltis. Com uma atuação brilhante da goleira Luciana, que defendeu uma das penalidades, a Ferroviária venceu o Corinthians por 4 a 2 e levou a taça do Brasileirão Feminino daquele ano. 

Histórico do confronto 

Ferroviária e Corinthians se enfrentaram 31 vezes, desde 2016, quando o projeto corintiano foi retomado. As Brabas levam uma grande vantagem nesse duelo, ao vencerem 25 jogos. As Guerreiras Grená conquistaram apenas uma vitória. Outros cinco jogos terminaram empatados. 

Gabi Zanotti e Sochor disputando a bola no jogo do Brasileirão Feminino de 2021. Foto: CBF

Ao todo, foram marcados 94 gols nesse confronto. O Corinthians balançou as redes por 76 vezes, enquanto a Ferroviária marcou 18 gols. 

Onde assistir 

Além de acompanhar a cobertura completa nas redes sociais do Fut da Minas (Twitter e Instagram) você pode assistir aos dois jogos da final do Brasileirão Feminino pela TV Globo ou pelo Sportv. 

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo