Futebol feminino tem Brasileirão, Copa do Mundo e outras novidades em 2023; veja o calendário 

THAÍS MAGALHÃES/CBF

É ano de Copa do Mundo e o futebol feminino se prepara para este grande evento. A Seleção Brasileira tem os primeiros jogos logo no início do ano para se preparar para o mundial. 

She Believes

Dos dias 13 a 22 de fevereiro, quatro seleções disputarão o Torneio She Believes, que acontecerá nos Estados Unidos. Além das donas da casa e do Brasil, Canadá e Japão estarão na disputa. 

Finalíssima

No dia 06 de abril, Brasil e Inglaterra se enfrentam para definir quem é a melhor seleção do mundo. Após ganharem Copa América e Eurocopa, os times vão ter a chance de disputar um troféu inédito para a categoria. A partida vai acontecer no estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra. 

Copa do Mundo 

THAÍS MAGALHÃES/CBF

A Copa do Mundo de futebol feminino vai começar no dia 20 de julho e acontecerá na Austrália e Nova Zelândia. O Brasil chega para a disputa com uma seleção reformulada e com uma nova técnica, Pia Sundhage, que não estava na edição de 2019, quando a seleção caiu para a França, nas oitavas de final. 

Supercopa do Brasil 

Já para os clubes, o ano começa no dia 5 de fevereiro, com oito equipes participantes. Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Ceará, Corinthians, Flamengo, Internacional, Avaí Kindermman e Real Brasília, conseguiram as vagas por serem os melhores colocados de seus estados nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol. A grande final será no dia 12 de fevereiro. 

Campeonato Brasileiro 

Ainda em fevereiro, os clubes começam a caminhada pelo Brasileirão A1. Dezesseis equipes participam do campeonato que vai até o dia 17 de setembro. Durante a Copa do Mundo, a competição será paralisada. O Corinthians defende o título após ser tetracampeão na última temporada.

Cris Mattos/Staff Images Woman

Em abril, começam as séries A2 e A3. A segunda divisão nacional vai até o dia 08 de julho. Já a terceira divisão termina em 24 de junho. 

Competições de base 

Em março, o Campeonato Brasileiro sub-20 começa e tem algumas novidades: o número de clubes será reduzido de 24 para 20. Segundo a CBF, a redução é para tornar a competição mais disputada e equilibrada. As partidas serão nos estádios dos times mandantes e não mais em sede única. 

O Brasileirão sub-17 também terá mudanças. Esse acontecerá dos dias 4 a 25 de novembro e com aumento no número de equipes: agora serão 16 times e não mais 12. 

Campeonatos estaduais

Mais uma novidade no calendário do futebol feminino. A partir deste ano, os estaduais terão um período específico para serem realizados. As federações devem organizar suas competições entre os meses de setembro e dezembro. 

Jornalista e Profissional de Educação Física. Pernambucana, bairrista por natureza, vivendo a máxima Gonzaguista: “Minha vida é andar por esse país”. Apaixonada por futebol desde que respira. Atualmente vive em São Paulo, e tem como sonho ajudar a conduzir o futebol feminino ao topo. Fora das quatro linhas, gosta de ler, pedalar, explorar a natureza e é obcecada pela ideia de estar sempre criando algo novo.
Pular para o conteúdo