Gauchão Feminino 2021: Goleada das atuais campeãs encerra os jogos da primeira rodada

Gabriel Tadiotto/ECJuventude

Emilia Sosa e Janayna Moradillo

Três primeiras partidas da primeira rodada encerraram o fim de semana do Gauchão Feminino de 2021. Segundo a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a competição começou no último sábado (18) e seguirá com disputas até 5 de dezembro. Neste ano, o campeonato conta com oito participantes: Flamengo de São Pedro, Juventude, Pelotas, Elite, Grêmio, Guarany de Bagé, Brasil de Farroupilha e Internacional.  

Na primeira fase, o campeonato está dividido em dois grupos com quatro times em cada. Pelo Grupo A, estão Grêmio, Brasil de Farroupilha, Pelotas e Guarany de Bagé. O Grupo B tem Inter, Juventude, Flamengo e Elite.

Os jogos serão disputados em dois turnos, totalizando seis partidas na fase de grupos. Em seguida, os dois melhores colocados avançam às semifinais, com partidas de ida e volta. A  final e o terceiro lugar, entretanto, serão disputados em partida única. 

A equipe campeã terá direito a uma vaga na Série A3 do Brasileirão Feminino 2022, desde que não esteja em outras séries da competição nacional.

O título estadual pertence às Gurias Coloradas, que venceram o Grêmio na final do ano passado, na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha.

Confira como foram os primeiros jogos da primeira rodada:

Grêmio 2×1 Brasil de Farroupilha 

Na primeira partida da competição pelo grupo A, o Grêmio recebeu no estádio Vieirão, em Gravataí, o Brasil de Farroupilha. Quem abriu o placar foram as Gurias Gremistas. Aos 36 do primeiro tempo, Pri Back fez uma bela cobrança de falta na risca da grande área e fez o primeiro gol do Grêmio na competição. Aos 24 do segundo tempo, Gisseli aproveitou o rebote da defesa do Brasil de Farroupilha e ampliou para as donas da casa. Aos 40 minutos do segundo tempo, Bianca Brender descontou para a equipe de Farroupilha. No placar final, as Gurias Gremistas garantiram os três pontos na primeira rodada do Gauchão Feminino.

Juventude 0x8 Internacional 

As atuais campeãs iniciaram a trajetória em busca do tricampeonato com goleada contra o Juventude. A partida do grupo B foi no estádio Homero Soltaldelli, em Flores da Cunha, com a equipe de Caxias do Sul como mandante. No primeiro tempo, Rafa Travalão marcou os dois gols das Gurias Coloradas. Na segunda etapa, teve chuva de gols colorados. Djeni (2x), Wendy (2x), Maranhão e Kamile Loirão, em sua estreia no profissional, marcaram a goleada das atuais campeãs. Assim, o Internacional terminou a rodada com os três pontos garantidos.

Elite 1×2 Flamengo

Pelo grupo B, o Elite recebeu o Flamengo na AABB Ijuí, em Ijuí. As donas da casa abriram o placar ainda no primeiro tempo, também na primeira etapa, o Flamengo deixou tudo igual com a cobrança de falta de Aninha e, também na primeira etapa, Daia Bueno virou o placar para a equipe de São Pedro. O Flamengo terminou a primeira rodada em segundo lugar no grupo B, também com três pontos, assim como o líder, Internacional, mas com menos saldo de gols.

O encerramento da primeira rodada acontece no próximo domingo (26) com a partida do Grupo A entre o Guarany de Bagé e o Pelotas, às 11h, no estádio Estrela D’alva.


2ª rodada – 03/10 (domingo) às 15h
Brasil-Far x Guarany — Estádio das Castanheiras, em Farroupilha
Pelotas x Grêmio — Estádio Boca do Lobo, em Pelotas
Inter x Elite — Sesc Protásio, em Porto Alegre
Flamengo x Juventude — CT futebol com vida, em Três Passos

3ª rodada – 10/10 (domingo) às 15h
Guarany x Grêmio — Estádio Estrela D’Alva, em Bagé
Pelotas x Brasil-Far — Estádio Boca do Lobo, em Pelotas
Elite x Juventude — estádio a definir
Flamengo x Inter — CT futebol com vida, em Três Passos

Emilia Sosa
Jornalista, gaúcha que tem uma relação de amor e ódio com o país RS. Gosta de futebol desde sempre e usa seu espacinho no mundo para defender que mulheres joguem, falem e façam o que quiserem dentro da modalidade. Assiste futebol, fala de futebol, escreve sobre futebol e não sabe nem chutar uma bola. Fala igual uma matraca longe de uma câmera, adora conversar e contar histórias.