Haiti, Portugal e Panamá foram as últimas seleções confirmadas na Copa do Mundo Feminina 2023. A definição aconteceu entre os dias 17 e 23 de fevereiro, no Torneio Play-Off para o Mundial que será na Austrália e Nova Zelândia. A competição foi disputada no Waikato Stadium, em Hamilton (NZL) e no North Harbour Stadium, em Auckland (AUS) e também já serviu como um evento-teste para o Mundial em julho.
Agora, esses três países se juntam aos seguintes grupos da Copa: o Haiti está no grupo D, ao lado de Inglaterra, Dinamarca e China; Portugal fica no grupo E, com Holanda, EUA, e Vietnã; e Panamá fecham o grupo F, que além do Brasil, conta com França e Jamaica.
A repescagem
No Play-Off, dez seleções divididas em três grupos disputaram as três vagas que restavam para a Copa. No grupo A estavam Portugal, Camarões e Tailândia. No Grupo B, Chile, Haiti e Senegal. E no grupo C, Taipé Chinês, Papua Nova Guiné, Paraguai, Panamá.
Nas semifinais, Camarões venceu a Tailândia por 2 a 0 e garantiu a classificação para a final do grupo A, com Portugal. Pelo grupo B, o Haiti goleou o Senegal por 4 a 0 e avançou para a decisão diante do Chile. Já no grupo C, o Paraguai se classificou para a final ao derrotar Taipei Chinês por 4 a 2, nas penalidades. O adversário da seleção paraguaia foi conhecido do duelo entre Papua Nova Guiné e Panamá. As panamenhas venceram Papua por 2 a 0.
Nas finais da repescagem, o Haiti fez história e pela primeira vez vai disputar uma Copa do Mundo Feminina. A seleção haitiana derrotou o Chile por 2 a 1, com dois gols de Dumornay, meia do Lyon.
Pelo lado chileno, além do sabor amargo da derrota, a goleira do Chile, Christiane Endler, destacou a falta de apoio das entidades que cuidam do futebol no país.
Quem também carimbou o primeiro passaporte para um Mundial de Futebol Feminino, foi Portugal. A seleção portuguesa bateu Camarões por 2 a 1, com gols de Diana Gomes e Carole Costa.
A última vaga ficou com o Panamá, que assim como Haiti e Portugal, vai fazer a sua estreia em uma Copa do Mundo Feminina. A atacante Lineth Cedeño marcou o único gol que garantiu a vitória da seleção panamenha diante do Paraguai. Assim, o Panamá será o primeiro adversário da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O duelo está marcado para o dia 24 de julho, às 8h (horário de Brasília), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, Austrália.
Apesar de não ser um adversário muito conhecido da equipe brasileira, a Seleção Panamenha vai para a Copa do Mundo Feminina com um bom histórico contra times sul-americanos. Há cinco jogos, a equipe comandada pelo técnico Ignacio Quintana, não perde para seleções da América do Sul. Além disso, o Panamá foi derrotado em apenas duas das últimas 13 partidas que disputou.
Para o técnico Ignacio Quintana, além do grande resultado dentro de campo, a classificação para a Copa do Mundo Feminina significa muito para a modalidade no país. “A classificação seria um divisor de águas para este grupo. Também sabemos que, quando tivermos a vaga na Copa do Mundo, os pais vão ter mais confiança e levar as suas filhas para praticar o futebol, e romper o modelo que infelizmente existe em grande parte da América Latina, de que só os homens podem jogar futebol”, destaca o treinador.
Como ficam os grupos
Com o término da repescagem, já estão definidas as 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo Feminina e o chaveamento da primeira fase. Confira como ficaram os grupos:
Grupo A: Filipinas, Noruega, Suíça e Nova Zelândia
Grupo B: Austrália, Canadá, Irlanda e Nigéria
Grupo C: Costa Rica, Espanha, Japão e Zâmbia
Grupo D: China, Dinamarca, Haiti e Inglaterra
Grupo E: Estados Unidas, Holanda, Portugal e Vietnã
Grupo F: Brasil, França, Jamaica e Panamá
Grupo G: Argentina, Itália, Suécia e África do Sul
Grupo H: Alemanha, Colômbia, Coréia do Sul e Marrocos
Copa do Mundo Feminina 2023
O Mundial será disputado na Austrália e na Nova Zelândia, entre 20 de julho e 20 de agosto.
A transmissão no Brasil será feita pela Rede Globo, que tem contrato com a FIFA, mas sem exclusividade. Globo, SporTV e globoesporte.com irão transmitir todos os jogos da seleção brasileira. Em janeiro, a LiveMode anunciou negociação com a FIFA, e também irá transmitir a Copa do Mundo de 2023.
Deixe seu comentário