Copa do Mundo Feminina Sub-20: confira os detalhes e retrospecto brasileiro

A Copa do Mundo Feminina Sub-20 vai começar nesta quarta-feira (10), nas cidades de San José e Alajuela, na Costa Rica, e a Seleção Brasileira vai em busca do título inédito. O país receberá 32 partidas em 19 dias, e vai contar com 16 seleções divididas em quatro grupos. O Brasil está no Grupo A junto da Austrália, Costa Rica e Espanha. Já o Grupo B conta com Alemanha, Colômbia, Nova Zelândia e México. O Grupo C terá França, Nigéria, Canadá, Coreia do Sul e no Grupo D estão Japão, Holanda, Gana e EUA. 

De todos os países participantes apenas a Alemanha, os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão possuem títulos. A Alemanha e EUA compartilham o recorde do torneio com três troféus, além disso as alemãs disputaram quatro finais, mais do que qualquer outro time, vencendo três delas e elas também detém o recorde da competição em número de partidas disputadas (48) e mais vitórias (35), sendo um dos adversários mais difíceis da competição. 

Thais Magalhães/CBF

Retrospecto brasileiro e preparação

Essa será a décima edição do torneio, que estava programada para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19. A Seleção Brasileira participou de todas as edições do torneio, mas nunca conquistou o título. O melhor desempenho brasileiro foi em 2006, quando ficou em terceiro lugar. No entanto, na última edição, em 2018, o time foi eliminado precocemente na primeira fase. 

Desde então, algumas coisas mudaram na Seleção Feminina Sub-20. Além do crescimento do futebol feminino e do maior desenvolvimento da base, o Brasil foi campeão Sul-Americano com uma campanha sem derrotas e sem tomar nenhum gol. 

Para se preparar para a Copa do Mundo,  a equipe de Jonas Urias fez quatro jogos-treinos diante das equipes do Desportivo Brasil, Palmeiras, Flamengo e Dimas, e um amistoso contra a Nova Zelândia. A Canarinho venceu os cinco jogos, somando 20 gols marcados e apenas dois sofridos. Na partida contra a Nova Zelândia, o Brasil mostrou amplo domínio e venceu por 4 a 0 ganhando confiança para chegar embalado na Copa do Mundo. 

Thais Magalhães/CBF

Maior representatividade feminina

Apesar do técnico da Seleção Brasileira feminina sub-20 ser homem, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá como representante na competição a supervisora de seleções femininas, Ana Lorena Marche. Além dela, a décima edição da competição será marcada pelo maior número de mulheres assumindo posições como treinadoras de seleções: no Mundial Sub-20 de 2022, 56% dos treinadores serão mulheres. 

Datas e confrontos 

A Copa do Mundo feminina da Costa Rica começa no dia 10, às 14h (horário de Brasília) com a partida do Grupo B entre Alemanha e Colômbia. A final será disputada no Estádio Nacional, na capital San José, no domingo, 28 de agosto. A fase de grupos terá a duração de uma semana, até 17 de agosto, com quatro jogos em duas jornadas consecutivas e um dia de descanso após cada jornada. As quartas-de-final serão realizadas nos dias 20 e 21 de agosto e as semifinais na quinta-feira, 25. 

O primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo da Costa Rica será a Espanha, no dia 10 de agosto, no Estádio Nacional de San José. Na segunda rodada, a seleção encara a Austrália, no dia 13, no Estádio Morera Soto, em Alajuela. No último compromisso, o Brasil jogará diante da Costa Rica, no dia 16, novamente no Estádio Nacional de San José.

Jornalista e 100% paulista. Há quem diga que tem cara de metida, mas quem conhece sabe que não tem frescura. Se deixar faz amizade com a cidade inteira, porque não fica quieta nem por um segundo. Apaixonada por esportes, sonha em se tornar repórter televisiva. Acredita que o jornalismo esportivo é muito mais do que falar de esporte, e a partir dele quer contar histórias.
Pular para o conteúdo