Dois anos depois de retornar para elite do futebol feminino, o Grêmio agora busca uma vaga inédita na semifinal do Brasileirão Feminino

Foto; Max Franzoi/Grêmio FBPA

O Grêmio entra em campo na noite deste domingo (22) buscando uma classificação inédita para a semifinal do Brasileirão Feminino de 2021. As gurias gremistas têm o placar a seu favor, já que no jogo de ida das quartas de final, o time gaúcho venceu o Palmeiras por 2 a 1, que até então estava invicto na competição, e era um dos favoritos para o duelo. 

Agora, na partida de volta, o Grêmio vai tentar segurar as Palestrinas, que jogam em casa e precisam de uma vitória para avançar de fase ou ganharem por 1 a 0, para levar a decisão para os pênaltis. 

Em 2020, no retorno para a Série A1 do Brasileiro Feminino, as gurias gremistas tiveram um bom desempenho e chegaram até às quartas. Na primeira fase, a equipe ficou em oitavo lugar, somando 24 pontos com sete vitórias, três empates e cinco derrotas. No mata-mata, o Grêmio enfrentou o Corinthians e foi eliminado depois de perder o primeiro jogo por 3 a 0 e o segundo por 2 a 1. 

Já neste ano, o time comandado por Patrícia Gusmão conseguiu o melhor desempenho, terminando a primeira fase em sétimo lugar, com 25 pontos, totalizando sete vitórias e com o mesmo número de empates e derrotas, quatro. 

Alguns reforços desta temporada são os destaques da equipe, como Lais Estevam e Maiara. As duas jogadoras são as principais artilheiras, a Lais tem sete gols marcados, enquanto a Maiara tem seis. Outro destaque vem da base gremista. Rafa Levis é um dos principais nomes do time nesta temporada, a meio-campista de 18 anos é a única que jogou todas as partidas da primeira fase e é a líder em assistências, com quatro. 

Cria da base gremista, Rafa Levis é uma das revelações do campeonato. Foto: Max Franzoi/Grêmio FBPA

No jogo de ida das quartas de final, o Grêmio teve umas das suas melhores apresentações no campeonato. Jogando em casa, as gaúchas tiveram uma ótima atuação coletiva, tanto na defesa quanto no ataque, e tiraram a invencibilidade do Palmeiras, ao vencerem por 2 a 1, com gols de Pri Back e Rafa Levis. Com a vantagem para a partida de volta, as gurias gremistas pretendem repetir o ótimo desempenho do primeiro jogo, para avançar às semis e emplacar a sua melhor participação no Brasileirão Feminino. 

A decisão para as semis

O duelo entre Grêmio e Palmeiras será neste domingo (22), às 20h, no Allianz Parque. A partida terá transmissão da Band. Quem passar, irá enfrentar nas semifinais o vencedor do confronto entre São Paulo e Internacional.