Gigante pela própria natureza: Brasil vence o Uruguai e avança à final da Copa América

Lívia Villas Boas | CBF

Como esperado, o Brasil superou o Uruguai por 5 a 1 na semifinal da Copa América Feminina. Com desempenho sólido e domínio desde os primeiros minutos, o resultado não apenas confirmou a vaga na decisão do torneio, como também assegurou a classificação da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris 2028.

Jogo definido no primeiro tempo


Mesmo diante de um adversário tecnicamente inferior, o Brasil iniciou a semifinal da Copa América Feminina com intensidade. Logo aos 10 minutos, Amanda Gutierrez abriu o placar de cabeça aproveitando o cruzamento de Marta.

Dois minutos depois, a atacante Gio marcou, com assistência de Fátima Dutra. Aos 27, a rainha Marta converteu uma cobrança de pênalti e ampliou: 3 a 0 no primeiro tempo.

Diminuição do ritmo mantendo a vantagem

Na volta do intervalo, o Brasil reduziu o ritmo, e o Uruguai pressionou mais. Aos 52 minutos, em cobrança de escanteio, Isa Haas tentou o corte, mas acabou mandando contra o próprio gol, diminuindo o placar para 3 a 1. Pouco depois, a zagueira cometeu falta, foi advertida com cartão amarelo e substituída por Kaká (que também foi amarelada quase no final do jogo).

A partida ficou mais travada, com muitas faltas e menos liberdade de ambos os lados, mas a Seleção seguiu com o controle do jogo. Aos 65, Amanda Gutierrez marcou o quarto gol brasileiro. E já nos minutos finais, Dudinha marcou o quinto gol, pressionando constantemente na grande área.

Goleada brasileira e classificação

Placar final: Brasil 5 x 1 Uruguai. A Seleção garantiu vaga na final da Copa América Feminina 2025 e também carimbou presença nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

A decisão será contra a Colômbia, no sábado, dia 2 de agosto, às 18h. Sem suspensões, o técnico Arthur Elias terá o elenco completo à disposição para buscar mais um título continental para o Brasil.

Repórter por esporte, publicitária por formação, apaixonada por futebol feminino e por esse lado do mercado da bola. Paulistana com hábitos de Cinderela (muito trabalho e um pouco de festa) e claro, preferencia pela Neo Química.