Brasileiro Feminino: Grêmio e Ferroviária lutam até o fim e se classificam para a próxima fase

Foto: Staff Images | CBF

Na manhã deste domingo (07) foram definidas as oito equipes classificadas para as fases finais do Brasileiro Feminino A1. Grêmio e Ferroviária se uniram a Palmeiras, São Paulo, Internacional, Corinthians, Flamengo e Real Brasília, para seguir em busca do título da edição de 2022.

Todos os jogos aconteceram simultaneamente às 11h. Confira abaixo o resumo do que aconteceu nas partidas.

Grêmio x Corinthians

Em Gravataí-RS, o Grêmio recebeu o Corinthians precisando vencer para conseguir se classificar. Porém, foram as Brabas do Timão que abriram o placar aos 24 minutos, com Gabi Zanotti aproveitando um cruzamento e cabeceando para o fundo do gol. 

Só que a esperança renasceu para as gremistas no finzinho do primeiro tempo. Aos 47 minutos, em uma tentativa de finalização do Grêmio, a bola tocou na Dani Barão e foi parar no fundo das redes, marcando o empate das Gurias gremistas. 

Já no segundo tempo, os dois times voltaram tentando o gol da virada. Mas foi o Timão quem levou a melhor e marcou aos 23 minutos, com mais um gol de cabeça, dessa vez, da Adriana, que subiu mais alto e colocou o Corinthians de volta na frente. 

Mas não parou por aí. Como verdadeiras Guerreiras, as gremistas buscaram o gol de empate a todo momento. Aos 40 minutos, a bola sobrou na área e Laís Estevam chutou sem piedade para empatar o jogo. 


O gol da Laís Estevam classificou o Grêmio para as quartas de final. 

Cresspom x Ferroviária 

Em Brasília, o Cresspom também não foi tão feliz como mandante. Já rebaixadas para a série A2, as Brasilienses perderam da Ferroviária por 5×0. Os gols foram marcados por Luana, Rafa Mineira e Mylena Carioca e Eudimilla (2x).

A vitória foi importante para as Guerreiras Grenás, que conseguiram se garantir na próxima fase. 

Já o Cresspom, terminou rebaixado e disputará o Brasileiro A2 no em 2023.

São Paulo x São José

Em Cotia, o São Paulo, já classificado, superou o São José, que já tinha o rebaixamento praticamente definido, em uma vitória por 3×0. Os gols foram marcados por Maglia, Isa e Thayslane.

Com a vitória, as Soberanas terminaram a primeira fase como vice-líderes da competição. Já o São José, foi rebaixado e jogará a série A2 no ano que vem.  

Santos x Flamengo

Na Vila Belmiro, as Sereias da Vila receberam o Flamengo precisando correr atrás da vitória para conseguir avançar. E foi logo no início do jogo, aos 9 minutos do primeiro tempo, que a Brena chutou forte e marcou um golaço, deixando as santistas na zona de classificação. 

Só que o Flamengo não quis deixar barato, e aos 42 minutos do segundo tempo, Duda marcou o empate em um gol de pênalti, tirando o Santos da zona de classificação.

Com o empate, pelos critérios de classificação, as Sereias da Vila perderam a vaga para o Grêmio, que passou na frente por um ponto de diferença. 

Red Bull Bragantino x Cruzeiro

Em Bragança, o Red Bull Bragantino, já rebaixado, recebeu o Cruzeiro e conquistou sua primeira vitória na competição, vencendo por 1×0 com um gol contra.

O Cruzeiro não avançou na classificação para as quartas de final, mas se manteve mais uma vez na série A1 do Brasileiro Feminino. 

O Red Bull Bragantino se manteve como lanterna do torneio e jogará a série A2 no ano que vem. 

Avaí x Internacional

Em Caçador-SC, O Avaí Kindermann venceu o Internacional por 2×1. Os gols foram marcados por Sandoval e Vilma (Avaí Kindermann) e Mayara descontou para o Internacional.

O Inter terminou como terceiro colocado na tabela de classificação, avançando para a próxima fase, e o Avaí Kindermann não classificou, mas disputará o Brasileiro A1 em 2023.

Esmac-PA x Palmeiras

Já o Esmac-PA, recebeu o Palmeiras em casa e perdeu por 4×1. Os gols foram marcados por Byanca Brasil, Giovana, Ary Borges e Chu (Palmeiras) e Lora Capanema descontou para o Esmac, de pênalti.

A vitória foi importante para as Palestrinas se manterem na liderança até o final da primeira fase. A equipe do Pará já estava rebaixada e disputará o A2 no ano que vem. 

Atlético-Mg x Real Brasília

O Atlético-MG foi mais um que recebeu a visita indigesta na última rodada da primeira fase. O Real Brasília correu atrás e venceu por 3×2, se confirmando na zona de classificação. Os gols foram marcados por Isabela, Gaby Soares, Daniele Silva (Real Brasília) e Luana Splinder e Soraya (Atlético-MG).

Próxima fase

Com as oito equipes classificadas, as partidas das quartas de final já estão definidas.

As equipes se enfrentam para definir quem avança para as semifinais a partir do próximo final de semana.

Jornalista e Profissional de Educação Física. Pernambucana, bairrista por natureza, vivendo a máxima Gonzaguista: “Minha vida é andar por esse país”. Apaixonada por futebol desde que respira. Atualmente vive em São Paulo, e tem como sonho ajudar a conduzir o futebol feminino ao topo. Fora das quatro linhas, gosta de ler, pedalar, explorar a natureza e é obcecada pela ideia de estar sempre criando algo novo.
Pular para o conteúdo