São Paulo, Santos e Ferroviária vencem e se garantem na semifinal do Brasileirão Feminino

Foto: Mauro Horita

Em um domingo (25) recheado de gols e emoção, três equipes garantiram uma vaga na semifinal do Brasileirão Feminino. Santos e Ferroviária fizeram valer o fator casa e venceram o Flamengo e Internacional, por 4 a 1 e 3 a 0, respectivamente. Já o duelo Palmeiras e São Paulo foi emocionante. Mesmo jogando no Allianz Parque, as Soberanas aproveitaram as chances que criaram e derrotaram as Palestrinas por 3 a 1.

Amanhã (26), às 18h30, Corinthians e Cruzeiro definem quem vai ficar com a última vaga da semi. As alvinegras têm a vantagem de 2 a 1.

Santos 4 x 1 Flamengo

O Flamengo visitou o Santos, neste domingo (25), na Vila Belmiro, pela partida de volta da semifinal do Brasileirão Feminino. O Rubro-Negro foi à campo precisando buscar o resultado, já que na primeira partida, perdeu por 3 a 1. E apesar do estádio sem torcida – por punição do STJD – o banco de reserva e comissão técnica foram responsáveis por embalar os sons do jogo. 

As Meninas da Gávea iniciaram o confronto com muita pressão, a tentativa pela manutenção da bola até o encaixe do gol era a única opção para reverter o placar. Foi com essa insistência que Crivelari encontrou Leidiane, que em um chute forte, abriu o marcador aos 18 minutos. 

Mas o Santos não tinha pretensão de entregar o resultado tão fácil. Por isso, quatro minutos depois, Ketlen mostrou o motivo de ser a maior artilheira da história das Sereias. Bia Menezes cobrou o escanteio e encontrou a camisa 7, que marcou de cabeça. 

Foto: Divulgação

Com o empate, a partida ficou mais equilibrada. O poder ofensivo do Flamengo esbarrava nas linhas de defesa do Santos. E o ataque das Sereias da Vila enfrentava a pressão na saída de bola proporcionada pelo time carioca. 

Na volta do vestiário, a luta para se recuperar precisava ser rápida do lado carioca. No entanto, o dia era de festa santista. Mas Bia Menezes é quem realmente estava de parabéns – e não só pelo aniversário – que além de participar do gol de empate, pôde fazer o seu aos 10 minutos da segunda etapa. 

Ao final do jogo, aos 46, ainda deu tempo de Thaisinha invadir a área e cruzar para Ketlen, que fez o terceiro gol do jogo, sendo o segundo de cabeça. A consagração da classificação e goleada veio três minutos depois, quando a zagueira Camila fez o quarto gol Alvinegro e eliminou o Flamengo, time com a segunda melhor campanha da primeira fase. 

No placar agregado, o Santos venceu por 7 a 2.

Palmeiras 1 x 3 São Paulo 

Depois de empatarem em 1 a 1, no jogo de ida, Palestrinas e Soberanas voltaram a se encontrar, dessa vez no Allianz Parque. Em um primeiro tempo bem movimentado, com chances para os dois lados, o Palmeiras ainda conseguiu ser melhor. 

Aos 11 minutos, o time alviverde saiu em vantagem. Andressinha recebeu pela direita, cruzou rasteiro para a área e a artilheira Amanda Gutierres desviou para o fundo das redes.

Foto: Staff Images / CBF

Mas, após o gol sofrido, o São Paulo tentou pressionar mais em busca do empate. Até que ele veio, aos 23. Rafa Mineira aproveitou uma falha na saída de bola palmeirense, arriscou de longe e marcou um golaço de cobertura.

Na volta do intervalo, as Soberanas conseguiram virar a partida. Aos três minutos, em cobrança de escanteio, a zagueira Ana Alice subiu bem e marcou o gol que colocou o São Paulo a frente do placar.

Em momento de pressão do ataque palmeirense, foi marcada uma penalidade a favor das donas da casa. Letícia foi derrubada por Aline Milene dentro da área e a arbitragem marcou o pênalti. A própria Letícia foi cobrar, mas não bateu bem, e mandou a bola para fora. 

Depois, foi a vez do São Paulo pressionar e conseguir fazer o terceiro, as 22. Após a bola sobrar em cobrança de escanteio, Micaelly chutou de fora da área. A finalização não foi forte, mas a goleira alviverde acabou falhando. 

As Palestrinas tentaram responder com Letícia, mas a goleira Carlinha salvou o que seria o segundo palmeirense. A atacante do Palmeiras recebeu um cruzamento de Camilinha, e deu um toque de primeira para o gol. Mas a arqueira tricolor salvou com o pé quase em cima da linha. 

Em um contra-ataque, o São Paulo perdeu a chance de fazer o quarto gol. Micaelly lançou a bola para Ariel. A atacante saiu livre, mas na hora de finalizar, mandou para fora.

Com o placar agregado de 4 a 2, as Soberanas carimbaram a vaga para a semifinal do Brasileirão Feminino.

Ferroviária 3 x 0 Internacional 

Jogando em casa, na Fonte Luminosa, com a vantagem de 1 a 0 do jogo da ida, a Ferroviária teve mais controle do jogo ao longo do primeiro tempo. O Internacional, assim como no primeiro jogo, tinha dificuldades de construir as jogadas ofensivas. 

A primeira melhor chance do primeiro tempo foi das Guerreiras Grená. Aos oito, Raquel deixou a bola para Aline Gomes que finalizou com perigo.

Depois, as Gurias Coloradas tiveram a sua única finalização da primeira etapa, aos 18 minutos. Capelinha saiu em velocidade pela direita, tentou o chute, mas a bola foi para fora. 

Mas aos 36, a Ferroviária abriu o placar. Lelê encontrou Aline Gomes na área, mandou a bola para a atacante que só deu um toque para tirar da goleira Barbieri. 

Foto: Lourival Izaque / Agência F8 / Gazeta Press

Na segunda etapa, o time de Araraquara teve a chance de ampliar com uma boa finalização de Eudimilla. A atacante da Ferroviária arriscou de longe e obrigou a goleira Gabi Barbieri a buscar a bola lá no alto e mandar para escanteio. 

Ao longo do jogo, as Gurias Coloradas ainda tentaram pressionar em busca do empate com as finalizações de Analuyza e Sandoval. Mas, a condição física pesou para o time gaúcho que não conseguiu se impor mais no jogo.  

Aos 40, as Guerreiras Grená quase chegaram ao segundo gol. Pati Sochor arriscou de fora da área, mas a goleira colorada defendeu. 

Já no final da partida, aos 44, a Ferroviária aumentou a vantagem com um golaço de Suzane. Em cobrança de falta, a camisa 17 bateu com perfeição e mandou a bola no ângulo, sem chances de defesa para a goleira do Inter. 

Nos acréscimos, as Guerreiras Grená decretaram a vitória e a classificação. Cuesta recebeu um lançamento, saiu livre e velocidade. A atacante só finalizou tirando da arqueira colorada.

Com a vitória, a Ferroviária garantiu a vaga na semi com o placar agregado de 4 a 0 diante do Inter.

Semifinal

Com os resultado de hoje, Santos, São Paulo e Ferroviária se garantiram para a próxima fase do Brasileirão Feminino. Ferroviária e São Paulo vão se enfrentar em uma semi. Na outra, o Santos vai esperar o vencedor do duelo entre Corinthians e Cruzeiro, para saber quem será o seu adversário.

Por conta da Copa do Mundo, a a fase semifinal do Brasileirão Feminino vai ser disputada apenas depois do Mundial. As datas ainda não foram definidas pela CBF, mas de acordo com a tabela divulgada pela entidade, os jogos de ida devem acontecer entre os dias 26 e 27, e os de volta, entre 02 e 03 de setembro.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo