Na estreia de Arthur Elias, Seleção Brasileira vence o Canadá em jogo amistoso

Leando Lopes/CBF

Seleção Brasileira pressiona o jogo todo e é coroada nos últimos minutos com gol de Debinha

A Seleção Feminina começou com o pé direito sua caminhada rumo às Olimpíadas de Paris, em 2024. No primeiro compromisso oficial de Arthur Elias à frente da seleção, as Guerreiras do Brasil enfrentaram o Canadá, em Montreal, e venceram por 1 a 0, com gol de Debinha nos últimos minutos.

Primeiro tempo de superioridade

O primeiro tempo do Brasil comandado por Arthur Elias foi de muitos testes. Com a marcação alta, Cristiane e Adriana pressionaram a saída de bola do Canadá, enquanto Geyse tentava avançar pelo lado direito, em velocidade. 

A marcação pressão funcionou e as principais chances da seleção foram após roubadas de bola no campo de ataque. Aos 15 minutos, a primeira chance veio com Cristiane, que tentou o cabeceio e Sheridan fez a defesa. Aos 27 minutos, foi a vez do Canadá chegar e Gilles marcou o que seria o primeiro gol da partida, mas estava em posição de impedimento e o gol foi anulado.

Depois do susto, a seleção seguiu pressionando e teve a chance na bola perdida por Tamires, que perdeu uma chance clara dentro da área, quando furou a bola cruzada por Geyse. Apesar da chance desperdiçada, a melhor oportunidade brasileira da primeira etapa veio dos pés de Adriana. A camisa 11 da seleção recebeu de Marta e bateu no ângulo da goleira Sheridan, aos 31 minutos.

No último lance da primeira etapa, o Canadá teve uma chance inacreditável. Prince roubou a bola de Lauren, tocou para Leon dentro da área, que chutou forte, mas Prince, quase dentro do gol, não conseguiu completar para o gol. Sem mais chances para as equipes, a primeira etapa terminou sem gols. 

Leando Lopes/CBF

Consagração nos últimos minutos

Para a segunda etapa, Arthur voltou com duas substituições: Gabi Nunes no lugar de Cristiane e Debinha no lugar de Geyse. Com um início de pressão no ataque, a seleção brasileira quase abriu o placar aos 17 minutos. A camisa 7 do Brasil recebeu de Gabi Nunes e bateu para o gol, mas Sheridan fez a defesa.

Melhor na segunda etapa, a seleção teve uma chance nos pés de Debinha e uma de Ary Borges na entrada da área. A goleira Sheridan conseguiu evitar o gol brasileiro nas duas oportunidades. O Canadá pouco conseguiu criar e assustar a defesa brasileira, sempre bem postada na partida.

Arthur Elias fez mais uma mudança no ataque: Bia Zaneratto entrou no lugar de Marta. A atacante do Palmeiras passou a ter as principais chances no campo de ataque, ao lado de Debinha, mas novamente as chances pararam na grande atuação da goleira Sheridan.

Nos últimos minutos, foi a vez de Leticia imepedir o primeiro gol da partida, em chegada perigosa do Canadá. Mas a vitória brasileira veio dos pés de Debinha e nos últimos minutos. Aos 48 minutos, Antônia recuperou a bola no ataque e Debinha, na entrada da área, chutou forte. A bola desviou em duas marcadoras canadenses e entrou no canto direito de Sheridan para decretar a vitória brasileira na partida.

PRÓXIMO JOGO

Na próxima terça-feira (28), Canadá e Brasil voltam a se enfrentar nesta Data FIFA, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Wanderers Grounds, em Halifax, Canadá. 

Jornalista. Do campo, quadra e areia, encontrei no jornalismo a junção de duas paixões, o esporte e a comunicação. No Fut das Minas, a missão mais importante: escrever sobre o protagonismo das mulheres no futebol e no mundo. Comentarista às vezes. Palpiteira sempre.
Pular para o conteúdo