SÃO JOSÉ – As menina da águia no Campeonato Brasileiro

Por Fernanda Gasel

Conhecida como uma das equipes mais tradicionais do futebol feminino, a equipe da cidade de São José dos Campos, foi fundada na década de 1980, mas somente em 2000 as meninas da águia, como são chamadas, começaram a disputar os jogos regionais. Em 2007, o clube começou a fazer maiores investimentos e contratou a atacante Cristiane, jogadora titular da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, o que fez com que a equipe conquistasse ainda mais atenção. 

A partir de 2010, o time feminino ganhou mais alcance dentro do futebol nacional e internacional, conquistando campeonatos como o Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e a vitória inédita do Mundial de Clubes, no Japão. Sim, já existiu um mundial de clubes feminino.

Foto: Acervo Museus de Esportes SJC

A história da equipe de São José dos Campos no Campeonato Brasileiro começou junto com a competição. As meninas da Águia participam desde 2013 e estiveram em todas as edições, porém, nunca conquistaram o título. Sua melhor campanha foi em 2015, quando ficou em primeiro lugar na fase de grupos vencendo todos os jogos, e acabou como vice-campeão, perdendo para o Rio Preto. Além de 2015, o São José também foi vice-campeão em 2013, ano de estreia da competição.

Em 2020, o clube anunciou um elenco de 23 jogadoras, sendo 16 novas contratações, e  velhas conhecidas que renovaram o contrato com a Águia. Mesmo com as contratações o time não fez uma boa temporada no Brasileirão feminino. Na primeira fase a equipe ficou em 11º, com 6 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. A campanha fez com que o clube conseguisse se manter na série A1, mas não o classificou para as quartas de finais. 

Foto: Renato Antunes / Maxx Sports

Para 2021, as Meninas da Águia terão novo treinador. Nedilson de Oliveira assumiu a equipe após Adilson Galdino anunciar a saída do clube. Esta é a primeira vez que Nedilson treina uma equipe feminina. Além disso, o elenco entra em campo com 11 jogadoras remanescentes do ano anterior e nove contratações, incluindo três novas atacantes: Bea, finalista do prêmio “Futebol Nordestino 2020”,  que retorna às Águias após uma passagem pelo Sport-PE,  Joyce (ex-Atlético-MG) e Juliana Oliveira (ex-Grêmio-RS). 

APELIDO DA EQUIPE: Águias

FICHA TÉCNICA:

Goleiras: Zany, Jéssica e Renata May

Laterais: Juju, Evellyn, Natália Luana e Camila

Zagueiras: Vitória Bruna e Bruna Amarante

Meias: Larissa, Rafa Marques, Thaynara, Baiana e Ionara

Atacantes: Sisi, Mylena Carioca, Fernanda Tipa, Bea, Joyce e Ju Oliveira

QUANTIDADE DE TÍTULOS:

MELHOR CAMPANHA: 2013 e 2015 

REDES SOCIAIS: 

Instagram: @saojosefutebolfeminino

Twitter: @saojoseecfem 

PRIMEIRO CONFRONTO: São José x Avaí-Kindermann – 1° rodada – 28 de março – Domingo