Neste sábado (25), o Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, vai receber a final da UEFA Champions League Feminina. A partida entre Barcelona e Lyon será às 13h com transmissão ao vivo e exclusiva para todo Brasil no canal TNT, de TV por assinatura, pela plataforma de streaming Max e pelo canal DAZN no Youtube.
Essa é a 3ª vez que os dois times se enfrentam na final da Champions feminina, sendo a equipe francesa é a maior vencedora da competição. O Lyon conquistou oito taças, sendo duas derrotando o Barcelona (2019 e 2022). Já time catalão chegou a final quatro vezes (2019, 2021, 2022 e 2023), vencendo em duas oportunidades.
Atual campeão, o Barcelona venceu o Wolfsburg, da Alemanha, por 3 a 2, na última temporada. Neste ano, a final pode valer como revanche para o time espanhol, já que perdeu o título para o Lyon em duas oportunidades, em 2022, quando foi derrotado por 3 a 1, e em 2019, ano em que perdeu por 4×1.
Para o time francês pode valer a retomada da hegemonia. O maior campeão chegou a conquistar cinco títulos consecutivos – entre 2016 e 2020, tendo a sequência quebrada pelo próprio Barcelona. No ano passado, o Lyon ficou fora da final.
Estrelas
As duas equipes estão recheadas de estrelas. O Barcelona conta com Aitana Bonmatí, atual melhor jogadora do mundo. Ela fez parte da campanha vencedora da Espanha na Copa do Mundo Feminina, em 2023. Putellas é outro grande destaque. A atleta de 30 anos foi duas vezes eleita a melhora jogadora do mundo, em 2021 e 2022.
O time espanhol ainda conta com Salma Paralluelo. Jovem de 20 anos que se destacou no mundial feminina, ajudando a Espanha a conquistar o título. Na temporada, a atacante participou de 32 partidas, marcou 32 gols e deu sete assistências. O time espanhol ainda conta com a inglesa Lucy Bronze, vice-campeã do mundo defendendo a Inglaterra contra a Espanha no último mundial.
O Lyon tem jogadoras de seleção no plantel. Renard, defensora francesa, é um dos destaques. A jogadora enfrentou o Brasil na Copa do Mundo de 2023 e fez o gol da vitória da França sobre a seleção brasileira (2 a 1 foi o placar final).
A jovem haitiana Dumornay também sobressai na equipe francesa. A jogadora atuou em 17 jogos, marcando oito gols e dando seis assistências. Ela chegou ao Lyon no decorrer da temporada. A holandesa van de Donk é experiente. A meio-campista Já conquistou a UEFA feminina pela seleção da Holanda em 2017, e foi vice-campeã do mundo em 2019.
Onde assistir
A partida que começará às 13h (de Brasília) terá a transmissão dos canais TNT, Max e DAZN. Os ingressos foram vendidos pela internet. Os lugares nas arquibancadas já estão esgotados e há expectativa de estádio lotado.
Deixe seu comentário