Copa do Mundo Feminina: conheça o caminho da Seleção Brasileira na busca pela primeira estrela

Foto: Thais Magalhães/CBF

Está chegando a hora! Com o início da disputa da Copa do Mundo Feminina de 2023 batendo na porta, os torcedores começam a especular e fazer simulações sobre o destino das seleções no Mundial. Sabendo o chaveamento da fase de grupos, o público tenta prever as zebras e mentaliza derrubar outras favoritas para ver o Brasil se sagrar campeão. 

Primeira fase da trajetória brasileira na Copa Feminina

O torneio tem seu chute inicial no dia 20 de julho, mas, a Seleção Brasileira faz sua estreia somente no dia 24, segunda-feira, às 8h (horário de Brasília) contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium na Austrália. 

O segundo jogo do Brasil será possivelmente o maior desafio da equipe durante a fase de grupos. A Seleção enfrenta a França, um reencontro com o time que eliminou as brasileiras na última edição do Mundial. O duelo acontece no dia 29 de julho, sábado, às 7h.

Por fim, para fechar a participação brasileira na primeira fase do torneio, a Seleção enfrenta a Jamaica na quarta-feira, 2 de agosto, também às 7h.

Por conta da disputa acontecer em dois países, o chaveamento não seguirá o comum formato de Copa do Mundo onde os colocados do grupo A enfrentam os do B, e C x D, E x F e G x H, respectivamente.

As chaves foram agrupadas conforme a distribuição das equipes pelos países-sede. Os grupos A, C, E e H estão alocados na Nova Zelândia, enquanto as seleções do B, D, F e G estão na Austrália. Assim, seleções que jogaram a fase de grupos no mesmo país serão pareados nas oitavas-de-final da seguinte maneira:

  • 1º A x 2º C
  • 1º E x 2º G
  • 1º C x 2º A
  • 1º G x 2º E
  • 1º B x 2º D
  • 1º F x 2º H 
  • 1º D x 2º B
  • 1º H x 2º F

+ Confira os grupos da Copa do Mundo feminina 

Possível destino da Seleção Brasileira no mata-mata

Após enfrentar Panamá, França e Jamaica pela fase inicial, caso termine como líder do grupo F, o Brasil enfrenta o segundo colocado do grupo H (Alemanha, Marrocos, Colômbia, Coreia do Sul). A disputa por um lugar nas quartas será na terça-feira, 8 de agosto, às 8h (Brasília), no Hindmarsh Stadium.

Agora, se passar em segundo lugar, enfrenta o primeiro colocado do H. O jogo acontece também na terça (8), mas mais cedo, às 5h, no Melbourne Rectangular Stadium. 

Se sair vitorioso das oitavas, a amarelinha possivelmente enfrenta uma seleção vinda do grupo B (Austrália, Irlanda, Nigéria ou Canadá) ou do grupo D (Inglaterra, Haiti, Dinamarca ou China) nas quartas de final.

Simulação do chaveamento caso o Brasil avance em primeiro, ou em segundo do grupo, respectivamente (Créditos: Globo Esporte)
Pular para o conteúdo