Brasileirão Feminino sub-18: conheça os finalistas da competição

Thaís Magalhães/CBF

Corinthians e São Paulo começam a briga pelo título do Brasileirão Sub-18 neste domingo (03), no Parque São Jorge. A final terá partidas de ida e volta.

Está chegando ao fim a terceira edição do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18. Os finalistas são Corinthians, pela primeira vez em uma final dessa competição, e São Paulo, que foi finalista em 2019, mas perdeu para o Internacional. Ou seja, o campeão dessa edição será inédito.

A primeira partida da final acontece neste domingo, 3, às 10 horas da manhã (horário de Brasília) no Parque São Jorge. O confronto terá transmissão do SporTV e da plataforma de streaming Eleven Sports.

Confira como foi o desempenho das equipes na competição:

AS BRABINHAS – PRIMEIRA VEZ NA FINAL

Adriano Fontes/CBF

O Corinthians conquistou a vaga para a edição do Sub-18 deste ano por ter sido campeão do Brasileirão Feminino A1 de 2020. Na primeira fase do campeonato, terminou líder do grupo F, com 12 pontos conquistados, sendo 3 vitórias e 3 empates. Ao lado do Santos e do Internacional, foram as equipes invictas daquela fase. Enfrentou o Bahia, Fortaleza e o  Avaí/Kindermann.

Na segunda fase, terminou líder do grupo H e manteve a invencibilidade: foram 2 vitórias e 1 empate, dessa vez enfrentando Santos, Flamengo e Internacional.

Na semifinal, enfrentou a Ferroviária em jogos de ida e volta. No jogo de ida, no Parque São Jorge, o Corinthians sofreu sua primeira derrota da competição, quando viu as Guerreirinhas Grenás vencerem fora de casa por 1 a 0.

As brabinhas da equipe alvinegra foram à Fonte Luminosa no jogo de volta precisando vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis. E foi o que fizeram: apesar da Ferroviária abrir o placar, o Corinthians virou o jogo, que terminou em 3 a 2 para as visitantes. A vaga na final foi decidida nas penalidades e quem levou a melhor foram as alvinegras. Enquanto a Ferroviária errou as 3 primeiras cobranças, o Corinthians converteu suas 3 com Isa Moraes, Duda Mineira e Bell e carimbou o passaporte para a final inédita.

AS TRICOLORES PAULISTAS – SEGUNDA VEZ NA FINAL, EM BUSCA DO TÍTULO INÉDITO

Adriano Fontes/CBF

O São Paulo chega confiante à final depois de ter feito boa campanha na competição. Buscando o título inédito, as tricolores paulistas tentam consagrar o bom trabalho da base que a equipe vem fazendo desde 2019.

A vaga para essa terceira edição do Brasileirão Sub-18 veio pela terceira colocação no  Brasileirão Sub-18 de 2020. Líder do Grupo C na primeira fase, o São Paulo também terminou invicto, mas com 5 vitórias e apenas 1 empate. Enfrentou as equipes do Grêmio, Iranduba e Vitória.

Na segunda fase, também manteve a invencibilidade e teve a mesma campanha do seu adversário da final: 2 vitórias e 1 empate, o que garantiu o primeiro lugar do Grupo G. Enfrentou as equipes do Fluminense, Ferroviária e Chapecoense.

Já na semifinal, em um reedição da final do Brasileirão Sub-18 de 2019, enfrentou o Internacional, equipe tradicional na base que foi campeão daquele ano e vice de 2020. Dessa vez, o São Paulo levou a melhor. No primeiro jogo, em Cotia, garantiram ampla vantagem, vencendo por 5 a 1, com direito a hat-trick da Giovaninha. O jogo de volta não foi tão movimentado como o primeiro e terminou 0 a 0.

Assim, o São Paulo chega a sua segunda final do Brasileirão Sub-18 invicto e decide em casa, por ter somado mais pontos que o Corinthians durante a competição.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO

Os jogos no Brasileirão Sub-18 tem dois tempos de 40 minutos e 15 minutos de intervalo. As finais acontecem em partidas de ida e volta. O mando de campo da final foi definido pelo maior número de pontos ganhos em todo o campeonato, ou seja, a soma de todas as fases. Enquanto o Corinthians somou 22 pontos, o São Paulo somou 27 e por isso o segundo jogo será na casa das tricolores.

Anota na agenda:

Jogo de ida

Domingo – 03/10 – 10 horas da manhã (Horário de Brasília)

Parque São Jorge

Transmissão SporTV e Eleven Sports

Jogo de volta

Domingo – 10/10 – 11 horas da manhã (Horário de Brasília)

Marcelo Portugal – Cotia

Transmissão SporTV e Eleven Sports