Com emoção! Atlético vence clássico nos pênaltis e conquista campeonato mineiro pela primeira vez

Por: Amanda Porfirio

O Mineirão foi o palco da conquista das vingadoras, que pela primeira vez, conquistaram o título do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino. O clássico entre Atlético-MG x Cruzeiro, que iniciou às 11h deste sábado, mediu as forças das duas melhores equipes da competição, e terminou com festa para as atleticanas, que buscaram o empate no último minuto do jogo e se deram melhor nas penalidades. 

Jogo acirrado

A partida começou bem acirrada, e teve como grande adversário o calor de 29º que fazia na capital mineira. As duas equipes, que construíram uma campanha invicta, começaram o jogo se estudando dentro de campo e tentando encontrar espaços para chegar ao gol. O Atlético tentava propor jogadas pelas laterais. Já as cabulosas encontravam dificuldade para chegar ao ataque por conta da boa marcação adversária. 

O jogo seguiu sem muitas ações ofensivas até os 38 minutos do primeiro tempo, quando a Gabizinha arriscou o chute da entrada da área, encontrando o ângulo da meta cruzeirense, e fazendo o primeiro gol do jogo: Atlético-MG 1 x 0 Cruzeiro. Depois do gol as cabulosas reagiram e aumentaram o volume no setor ofensivo. Aos 46 minutos, Vanessinha avançou no campo de ataque e chutou forte, sem chances para a goleira, empatando o jogo em 1×1.

No segundo tempo as duas equipes voltaram trabalhando para chegar ao campo ofensivo. E mais uma vez, aos 38 minutos, dessa vez na segunda etapa, o gol de virada veio pelos pés da Vanessinha, que marcou seu segundo no jogo e o segundo do Cruzeiro. Mas o Atlético não desistiu, e logo depois, aos 46 minutos, Marcella recebe passe e chuta forte para marcar o gol de empate. Porém, a arbitragem anulou o gol alegando saída de bola no lance anterior, na linha de fundo. 

Mas as Vingadoras não carregam o nome em vão. Persistindo até o minuto final, já nos acréscimos, Marcella, mais uma vez, chuta forte e manda a bola pro fundo da rede celeste, empatando a partida e levando a decisão para os pênaltis. 

Disputa de Pênaltis

Na disputa de pênaltis o Atlético começou bem, convertendo o seu primeiro tento. Já a Duda, craque do Cruzeiro, desperdiçou a primeira marcação, chutou mal e encontrou a boa defesa da goleira atleticana. Com a vantagem, as vingadoras precisaram ter precisão e acertar todas as cobranças. E assim aconteceu. No placar de 5×3, o Atlético-MG venceu a disputa de pênaltis e conquistou seu primeiro título no Campeonato Mineiro Feminino. 

Melhor campanha: As vingadoras encerram a competição de forma invicta, com quatro vitórias e três empates (incluindo a final).