Corinthians e Ferroviária avançam na semi e vão decidir a final do Brasileirão Feminino

Foto: Mauro Horita

Neste sábado (02), Corinthians, Santos, Ferroviária e São Paulo disputaram os jogos de volta da semifinal do Brasileirão Feminino. Na Fazendinha, as Brabas seguraram a pressão das Sereias da Vila e venceram o jogo por 2 a 0, chegando pela sétimo vez seguida a decisão do Brasileiro.

Já na Fonte Luminosa, as Soberanas conseguiram reverter a desvantagem do jogo ida, e nos 90 minutos, derrotaram as Guerreiras Grená por 2 a 0. Mas, na decisão por pênaltis, o São Paulo não foi bem, desperdiçou três cobranças e viu a Ferroviária vencer por 3 a 1. Confira abaixo como foram os jogos.

Ferroviária x São Paulo

Na primeira etapa, o São Paulo pressionou a Ferroviária tentando reverter a desvantagem. As Guerreiras Grená não conseguiram se encontrar em campo, enquanto isso, as Soberanas chegavam ao ataque, principalmente nas bolas aéreas. 

Aos 10, em cobrança de falta, Aline Milene deu um leve desvio na bola e a goleira Luciana salvou o que seria o primeiro gol tricolor. Oito minutos depois, mais uma boa chance de Aline Milene. A bola foi lançada na área e a camisa 7 deu um voleio, e de novo, Luciana defendeu.

Até que aos 35, saiu primeiro gol do São Paulo. Micaely cruzou a bola pelo lado esquerdo e Ariel Godoi desviou de cabeça para o fundo das redes. O tricolor paulista seguiu pressionando e aos 42, o São Paulo fez 2 a 0l. Micaely bateu uma falta, a bola pingou e foi para o canto esquerdo da meta defendida por Luciana. Com essa vantagem, as Soberanas deixaram o placar agregado em 3 a 3.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou com o mesmo ritmo dos 45 minutos iniciais. Mas, a partir da metade final do jogo, a Ferroviária equilibrou e conseguiu chegar mais ao ataque. 

Aos 19, as Guerreiras Grená tiveram a sua primeira melhor chance no jogo. Aline Gomes limpou a jogada e chutou cruzado e alto, obrigando a goleira Carlinha a fazer uma ótima defesa. 

Depois, aos 38, o time de Araraquara ficou perto de marcar o seu gol. Em uma cobrança de falta, Moniquinha mandou a bola no travessão. 

No segundo tempo, a Ferroviária conseguiu equilibrar mais o jogo. Foto: Fernanda Luz / Staff Images Woman / CBF

Com o placar agregado persistindo em 3 a 3, a decisão para uma vaga na final do Brasileirão Feminino foi para as penalidades na Fonte Luminosa.

Penalidades

Pelo lado do São Paulo, Cacau mandou a primeira cobrança na trave. Do lado da Ferroviária, Luana converteu o primeiro pênalti. Depois, Luciana defendeu a cobrança da Pardal. Em seguida, foi a vez da Carlinha defender a cobrança da Laryh. Na terceira penalidade do São Paulo, Luciana defendeu a batida da Ariel Godoi. Na vez da Ferrinha, Eudimilla converteu, fazendo 2 a 0. Depois, Maressa marcou a primeira penalidade para o tricolor paulista. Mylena Carioca bateu a última cobrança da Ferroviária, fez 3 a 1 e garantiu as Guerreiras Grená na final.

Jogadoras da Ferroviária durante as cobranças de pênaltis. Foto: Fernanda Luz / Staff Images Woman / CBF

Corinthians x Santos 

O jogo foi bem equilibrado na Fazendinha. O Santos subiu mais as suas linhas, dificultando a posse de bola do Corinthians e buscando o ataque. No entanto, mesmo com a pressão, as Sereias da Vila não conseguiram levar um grande perigo ao gol defendido por Lelê. 

Já as Brabas apostavam na saída rápida buscando Jaqueline e Gabi Zanotti no ataque, mas também sem muita efetividade. 

Santos pressionou, mas não conseguiu balançar as redes no primeiro tempo. Foto: CBF

No segundo tempo, aos 10, o Corinthians teve a chance mais perigosa do jogo. Duda Sampaio arriscou um chute de fora da área e Camila foi buscar lá no alto. Depois, quase que as Brabas abrem o placar. Fernanda tentou um cruzamento para área, mas a bola acabou acertando a trave do gol santista. 

Aos 17, foi marcada uma penalidade a favor do Corinthians. Em um lance dentro da área, a bola bateu na mão de Bia Menezes e após revisão no VAR, a árbitra marcou o pênalti. Na cobrança, Duda Sampaio bateu tirando da goleira santista e abriu o placar no jogo. 

Aos 37, a goleira Camila fez duas boas defesas para o Santos. No primeiro lance, Duda Sampaio arriscou um chute de cobertura, mas a arqueira das Sereias da Vila estava e defendeu. No rebote, Milene finalizou e Camila conseguiu fazer outra defesa. 

Aos 42, o Corinthians marcou o segundo gol. Em uma boa troca de passes, Ju Ferreira tocou a bola para Fernanda que dentro da área, só finalizou para o fundo das redes. O time corintiano somava 5 a 0 no placar agregado. 

Duda Sampaio e Fernanda garantiram a vitória do Corinthians na Fazendinha. Foto: Mauro Horita

Final 

Ferroviária e Corinthians se encontram pela segunda vez em uma decisão de Brasileirão Feminino. Em 2019, as duas equipes se enfrentaram na final, com o resultado melhor para as Guerreiras Grená que foram campeãs.

Agora, o primeiro jogo da grande final será na quinta-feira (07), às 16h20. O segundo jogo vai ser no domingo (10), às 16h.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo