//FIFA divulga lista de indicadas a melhor jogadora do mundo

FIFA divulga lista de indicadas a melhor jogadora do mundo

Dentre as 11 indicadas nenhuma brasileira está concorrendo ao prêmio

Por Fernanda Gasel 

A FIFA divulgou os nomes indicados a Melhor Jogadora da FIFA 2020 e a votação foi aberta nesta quarta-feira (25). A votação será feita no site da entidade e o resultado será anunciado no show The Best FIFA Football Awards, em Zurique, no dia 17 de dezembro. Além de melhor jogadora mundo, foram indicados também nomes para o prêmio de melhor goleira e melhor técnico (a) de equipe feminina

A premiação acontece desde 2001, porém só recebeu o nome que hoje é conhecido em 2016, entre 2001 e 2015, o prêmio era conhecido como a Melhor Jogadora do Mundo no Ano pela FIFA. Neste ano, a lista de concorrentes possui 11 jogadoras com base em suas respectivas conquistas durante o período de 8 de julho de 2019 a 7 de outubro de 2020, e a votação para decidir o vencedor será igualmente ponderada entre torcedores, jornalistas, treinadores de seleções e capitães.

As indicadas para o prêmio de Melhor Jogadora da FIFA em 2020 são: 

Lucy Bronze 

A atleta inglesa recentemente deixou o multicampeão Lyon para atuar como lateral-direita no clube inglês Manchester City. Ganhou a Liga dos Campeões da UEFA Feminina pelo Lyon, sendo incluída na Seleção da Temporada da competição, e jogou na primeira divisão da França e na Copa da França. Foi eleita a melhor jogadora da Uefa 2018/2019 e melhor jogadora de 2020 pela BBC.

Delphine Cascarino

Delphine Cascarino é uma jogadora de futebol da Associação Francesa de Saint-Priest, Rhône. Atualmente, joga no Lyon e na seleção feminina de futebol da França como meio-campo. Ganhou o campeonato e a taça francesa. Foi eleita a melhor jogadora em campo na final da UEFA Women’s Champions League e selecionada para a equipe da temporada.

Caroline Graham Hansen

Futebolista norueguesa. Joga como ala no FC Barcelona e na seleção feminina da Noruega. Venceu a primeira divisão espanhola e a SuperTaça pelo Barcelona e foi nomeada na equipa da temporada da UEFA Women’s Champions League.

Pernille Harder

Pernille Harder foi artilheira da Bundesliga na temporada do campeonato com o Wolfsburg, e se tornou a primeira estrangeira a ganhar o prémio de Futebolista Feminina do Ano na Alemanha. Recentemente foi contratada pelo Chelsea, clube da Super League Feminina da Inglaterra. A dinamarquesa é a grande favorita ao título de The Best e já venceu o prêmio de melhor jogadora da UEFA neste ano.

Jennifer Hermoso

Jennifer Hermoso é espanhola e atua em seu país no FC Barcelona. Ganhou os títulos da La Liga e da Supertaça da Espanha, ​​terminando como artilheira da liga.

Sam Kerr

Samantha May, conhecida como Sam Kerr é uma futebolista profissional australiana que atualmente joga pela seleção australiana e pelo Chelsea na National Women’s Soccer League. Foi nomeada MVP da NWSL e conquistou a Chuteira de Ouro da liga com um recorde de 18 gols.

So-Yun Ji

So Yun Ji é sul-coreana e também joga no Chelsea. Ganhou a Supercopa da Inglaterra, ou FA Community Shield, e foi finalista do prêmio de Jogadora Feminina  do PFA.

Saki Kumagai

Jogadora japonesa que atua como zagueira no Lyon. Venceu a Liga dos Campeões da UEFA, sendo incluída na Seleção da temporada das competições europeias.

Dzsenifer Marozsán

Dzsenifer Marozsán atua como meia no Lyon e na seleção alemã. Ganhou a UEFA Women’s Champions League e a Liga Francesa com o Lyon e a Taça do Algarve com a Alemanha. Já foi eleita três anos seguidos como Melhor Jogadora de futebol alemã.

Vivianne Miedema

Miedema atua como atacante no Arsenal, e na seleção da Holanda. Neste ano foi eleita a melhor marcadora da UEFA Women’s Champions League e da Super League Feminina.

Wendie Renard

Renard é uma das principais jogadoras do time francês Lyon. Atua como defensora e foi uma das responsáveis pelo clube ter vencido a UEFA Women’s Champions League, o Campeonato Francês e a Copa da França na última temporada. A capitã do Lyon e da seleção francesa venceu sete títulos da Champions League Feminina com a equipe francesa. 

Foto: @FIFAWWC

Premiações passadas 

Ano passado quem levou o título foi a atacante estadunidense, Megan Rapinoe. Rapinoe ganhou o ouro com a seleção nacional nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2015 e de 2019, foi Vencedora da Bola de Ouro Feminina e eleita a melhor jogadora da FIFA em 2019. Atualmente ela é capitã do time Seattle Reign FC.

Em 2018, a vencedora da bola de ouro foi a brasileira Marta. Marta joga pelo Orlando Pride na Liga Nacional de Futebol Feminino e na Seleção Brasileira como atacante. Com 17 gols, ela detém o recorde de mais gols marcados em torneios da Copa do Mundo da FIFA e foi nomeada Melhor Jogadora do Ano pela FIFA seis vezes, cinco delas consecutivas (de 2006 a 2010), tendo assim o maior número de títulos. 

Já em 2017, foi uma holandesa a campeã do título. Lieke Martens atua como meio – campista do Barcelona, no mesmo ano foi nomeada Jogadora do Ano da UEFA e Jogadora do Ano da FIFA após ter sido destaque na temporada e ter contribuído decisivamente para a vitória da Holanda na UEFA Women’s EURO 2017, tendo marcado um gol na final, ante a Dinamarca.

Em 2016, a americana Carly Lloyd foi o destaque, ela ganhou duas vezes a medalha de ouro olímpica (2008 e 2012), foi duas vezes campeã da Copa do Mundo Feminina da FIFA (2015 e 2019) e foi eleita duas vezes a melhor jogadora do ano da FIFA (2015 e 2016 ). Neste mesmo ano a Brasileira Marta ficou em segundo lugar. 

Além da Melhor Jogadora da FiFA de 2020, também foram selecionadas as jogadoras que estão concorrendo ao título de Melhor Goleira da FIFA 2020 e a Melhor Técnico(a) de equipes femininas da FIFA 2020. 

Indicadas a Melhor Goleira da FIFA 2020:

Ann-Katrin Berger – Chelsea

Sarah Bouhaddi –  Lyon

Christiane Endler –  Paris Saint-Germain

Hedvig Lindahl –  Wolfsburg

Alyssa Naeher –  Chicago Red Stars 

Ellie Roebuck –  Manchester City

Indicados(as) a Melhor Técnico(a) de equipes femininas da FIFA 2020:

Lluís Cortés – Barcelona

Rita Guarino –  Juventus

Emma Hayes – Chelsea 

Stephan Lerch –  Wolfsburg

Hege Riise –  Seleção norueguesa

Jean-Luc Vasseur –  Lyon