A 13º edição da Libertadores da América de Futebol Feminino inicia na quarta-feira (3) e vai até o dia 21 de novembro. Diferente das demais edições da competição, a deste ano terá duas sedes, com partidas em Assunção, no Paraguai e a final em Montevidéu, no Uruguai. Com uma hegemonia de equipes brasileiras, ganhando nove das 12 edições, o torneio deste ano contará com o Corinthians, Avaí Kindermann e a Ferroviária.
Avaí Kindermann
Vice-campeão brasileiro em 2020, o Avaí Kindermann integra o Grupo B, tendo como adversários o Cerro Porteño (PAR), Santiago Morning (CHI) e o Yaracuyanos (VEN).
Em sua segunda participação na competição, o time de Caçador-SC busca um melhor desempenho que da última Libertadores, onde ficou em terceiro lugar do grupo. Dentre seus adversários, o Santiago Morning é um antigo conhecido. O Avaí Kindermann encontrou o time chileno na segunda rodada da Libertadores 2020, teve dificuldade em finalizar os ataques e a partida terminou 0 a 0.
As catarinenses chegam para essa temporada com um treinador diferente. Rodolfo Segundo chegou no time em maio, após a saída de Jorge Barcellos. O elenco também tem nomes novos. Foram convocadas as goleiras Bárbara e Letícia, as laterais Geovana Silva, Bárbara Mello e Karina, as zagueiras Carla, Tuani e Siméias, as Volantes Zóio, Patrícia e Stephani, as meias Camila, Vilma, Cássia Moura e Lora Soure e as atacantes Lelê, Catyellen e Thaisinha.
Corinthians
Depois de conquistar o título do Brasileirão Feminino, o Corinthians, sob o comando do técnico Arthur Elias, tenta o tricampeonato da Copa Libertadores. Para isso, o timão vai ter que bater na primeira fase as equipes do San Lorenzo (ARG), Nacional (URU) e Deportivo Capiatá (PAR).
Favorito na temporada passada, o Corinthians inesperadamente caiu nas semifinais para o América de Cali, enquanto encabeçava a melhor campanha da competição. O time alvinegro acabou a primeira fase invicto, em primeiro lugar do grupo e com um saldo de 27 gols, devido a quantidade de goleadas em cima dos times adversários.
Dentre os clubes brasileiros, Arthur Elias é o único técnico que se manteve na equipe e que tem experiência na competição. Além do técnico, boa parte do elenco continua o mesmo. Entre as relacionadas estão Adriana, Andressinha, Cacau, Diany, Erika, Gabi Portilho, Gabi Zanotti, Giovanna Campiolo, Grazi, Ingryd, Jheniffer, Juliete, Katiusca, Kamelli, Natascha, Pardal, Poliana, Tamires, Vic Albuquerque e Yasmin.
Ferroviária
Atual campeã da competição, a Ferroviária iniciará a defesa do título no Grupo A e terá como adversários o Deportivo Cuenca (EQU), o Independiente Santa Fe (COL) e o Sol de América (PAR).
Em 2020, a bi-campeã teve uma trajetória complicada até a final. As guerreiras grenás estrearam na Libertadores perdendo por uma goleada de 4 a 0 para o Desportivo Limpeño. Na fase de grupos, o time não se destacou, e protagonizou uma classificação histórica para as quartas de final. As Guerreiras Grenás precisavam de um placar elástico e combinação de resultados para avançar. Elas alcançaram o objetivo e golearam o Universidad de Chile por 4 a 1. Apesar da oscilação, a Ferroviária chegou a final e garantiu o título de 2020.
Nessa temporada, o time de Araraquara tem no comando a técnica Roberta Batista, que trabalhava nas categorias de base e assumiu o grupo após a saída de Lindsay Camila. No elenco, a Ferroviária convocou as goleiras Luciana e Lucilena, as zagueiras Ana Alice, Luana, Géssica e Yasmin, as laterais Barrinha, Carol Tavares e Monalisa, as meias Duda, Suzane, Rafa Mineira, Samia, Aline Milene e Daiane, já no ataque, Roberta conta com Ludmila, Sochor, Raquel, Maísa e Laryh.
Transmissões
Boa parte dos jogos será transmitido pela ESPN Brasil e Fox Sports. Mas, todas as 32 partidas estarão no Star+, plataforma de streaming lançada recentemente pelo grupo Disney. Além disso, o Facebook Watch e a Conmebol TV também irão transmitir a competição.
Jogos:
Primeira rodada:
Ferroviária x Sol de América – 03/11 às 17h30
Avaí Kindermann x Yaracuyanos 03/11 às 19:45
Corinthians x San Lorenzo – 04/11 às 17h30
Segunda rodada:
Ferroviária x Cuenca – 06/11 às 17h30
Corinthians x Nacional – 07/11 às 17h30
Santiago Morning x Avaí Kindermann – 07/11 às 19h45
Terceira rodada:
Santa Fé x Ferroviária – 09/11 às 17h30
Avaí Kindermann x Cerro – 09/11 às 17h30
Deportivo Capiatá x Corinthians 10/11 às 17h30
Deixe seu comentário