Na prorrogação, Corinthians perde para o Arsenal e é vice da Copa das Campeãs

Foto: Harriet Lander - FIFA/FIFA via Getty Images

O Corinthians ficou com o vice-campeonato da primeira edição das Copas das Campeãs da Fifa. Em partida eletrizante disputada neste domingo (1º), no Emirates Stadium, as Brabas buscaram o empate por duas vezes no tempo regulamentar, levaram a decisão para a prorrogação, mas o Arsenal levou o título inédito ao vencer por 3 a 2.

Primeiro tempo

Com estratégias distintas, Arsenal e Corinthians protagonizaram um primeiro eletrizante no Emirates Stadium. Enquanto o time inglês dominava a posse de bola e trabalhava no seu campo de ataque, a equipe alvinegra tinha uma postura mais reativa, tentando explorar o contra-ataque.

Lelê foi um dos grandes destaques dos 45 minutos iniciais, com defesas importantes. No entanto, aos 14, Olivia Smith abriu o placar para o Arsenal. Após uma saída de bola errada das Brabas, a atacante inglesa aproveitou o rebote da goleira brasileira e balançou a rede.

O Corinthians não se abalou e respondeu rapidamente. Aos 20 minutos, Duda Sampaio arriscou de longe e acertou um chute no travessão, que contou um desvio de Anneje Borbe. No escanteio, Gabi Zanotti cabeceou para deixar tudo igual. Borbe chegou a defender a cabeçada, mas a bola já havia ultrapassado a linha do gol.

Gabi Zanotti comemorando o gol de empate do Corinthians – Foto: Harriet Lander – FIFA/FIFA via Getty Images

Segundo tempo

Na etapa fina, o Arsenal voltou mais dominante, enquanto Corinthians teve muitas dificuldades de sair do campo de defesa, com a goleira Lelê precisando fazer intervenções importantes.

A pressão inglesa resultou em gol aos 14 minutos. Em bola cruzada na área, Wubben-Moy subiu alto para cabecear no cantinho esquerdo da meta defendida pela goleira alvinegra.

Wubben-Moy marcou o segundo gol do Arsenal – Foto: Harriet Lander – FIFA/FIFA via Getty Images

Na primeira descida ao ataque no segundo tempo, o Corinthians teve a chance de empatar. Duda Sampaio deu um ótimo passe em profundidade para Jhonson. A atacante das Brabas ficou frente a frente com Borbe, que fez uma ótima defesa.

Na reta final da partida, o time corinthiano teve boas oportunidades de contra-ataque com Jhonson e Robledo, mas as atacantes não conseguiram ser efetivas.

Nos acréscimos, veio o gol que deu esperança ao Corinthians. Robledo foi derrubada pela McCabe dentro da área e, após revisão no VAR, a árbitra marcou o pênalti. Na cobrança, Vic Albuquerque converteu, deixou o placar em 2 a 2 e levou a decisão para a prorrogação.

Prorrogação

O Corinthians mudou a postura e buscou se lançar mais ao ataque, pressionando a saída de bola. No entanto, assim como nos dois gols anteriores, uma falha custou caro para o time brasileiro. Aos 13, Duda Sampaio perdeu a bola no meio-campo. No contra-ataque, o Arsenal aproveitou a vantagem numérica, e coube a Foord finalizar cruzado para marcar o terceiro gol da equipe londrina.

Vic Albuquerque ainda teve uma boa oportunidade no tempo final da prorrogação, após roubar a bola de Pelova, mas a jogadora corinthiana finalizou para fora.

Gotham ficou em terceiro

Mais cedo, também no Emirates Stadium, o Gotham venceu o ASFAR por 4 a 0 e ficou com o terceiro lugar na Copa das Campeãs. Os gols da equipe estadunidense foram marcados por Khyah Harper, Savannah McCaskill,  Jaedyn Shaw e Midge Purce.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.