CBF divulga tabela e regulamento do Brasileirão Feminino A2

Medalhas do Brasileirão A2 de 2023. Foto: Staff Images/CBF.

A Diretoria de Competições da CBF divulgou, nesta quinta feira (21), a tabela básica, o regulamento específico e o plano feral de ação do Brasileirão feminino A2. Com duração de cerca de três meses, o início do campeonato está previsto para o dia 13 de abril.

Troféu do Brasileirão Feminino A2. Foto: Staff Images/CBF

Sobre o campeonato

A oitava edição será idêntica à anterior. Na primeira fase, as 16 equipes serão divididas em dois grupos de oito. Os quatro melhores de cada avançam para as quartas de final e assim sucessivamente, até a grande decisão.

As partidas da etapa inicial serão em turno único dentro dos grupos. Já nas fases finais, serão em ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa.

Times participantes

As vagas da segunda divisão feminina são distribuídas entre os quatro times que sofreram descenso na A1, os quatro que conquistaram o acesso da A3 e mais os oito que permaneceram do ano anterior.

No entanto, com a saída de Ceará e Real Ariquemes-RO (rebaixados da A1), as vagas foram herdadas por Recanto-AM e Doce Mel-BA, que ficaram na quinta e na sétima colocação da A3, respectivamente. O time cearense anunciou que passaria por cortes de custos e que o time feminino adulto seria interrompido até a disputa do estadual, mantendo apenas as categorias sub-15 e sub-17.

O Mixto é o atual campeão da Série A3. Foto: Gil Gomes/CBF.

O caso da equipe de Rondônia é diferente, já que perdeu a vaga por determinação da CBF e da federação rondoniense, que suspenderam a instituição por dois anos, excluindo de competições locais e nacionais. O furacão do Vale do Jamari foi punido por interferência externa ao mover um processo na Justiça Comum.

Com isso, participam Bahia, Doce Mel-BA, Minas Brasília-DF, Mixto-MT, São José-SP, Taubaté-SP, Athletico-PR e Juventude-RS, no Grupo A, e UDA-AL, 3B-AM, JC-AM, Recanto-AM, Fortaleza-CE, Remo-PA, VF4-PB e Sport-PE, no Grupo B. A divisão se deu por critério de proximidade geográfica.