She Believes Cup começa nesta quinta com Brasil, EUA, Japão e Canadá

Brasil x Estados Unidos na She Believes Cup 2021 - Sam Robles | CBF

A seleção brasileira está em Orlando, nos Estados Unidos, se preparando para o torneio She Believes Cup. Além das donas da casa e do Brasil, Canadá e Japão também disputam o título.

As partidas começam nesta quinta (16). Todas as seleções se enfrentam, e quem terminar com mais pontos será consagrada campeã. 

O Brasil estreia contra o Japão, no Exploria Estadium em Orlando, ás 18h. No dia 19 enfrenta o Canadá, às 20h30 e encerra a participação no dia 22 de fevereiro contra os Estados Unidos, donas da casa e atuais campeãs do torneio, às 21h07.

A competição

O Torneio She Believes Cup foi criado em 2016, com o objetivo de que as melhores seleções do ranking da FIFA se preparassem para os grandes torneios, como Copa do Mundo e Olímpiadas.

A seleção americana é a maior vencedora, com cinco títulos. França e Inglaterra foram campeãs em 2017 e 2019, respectivamente.

Essa é a terceira edição que a seleção brasileira participa. Em 2021, ficou em segundo lugar e em 2019 terminou em terceiro.

Brasil 

Em nono lugar no ranking da FIFA, a seleção brasileira estava em busca de fortes concorrentes ao título da Copa do Mundo, que acontece em julho, na Nova Zelândia e na Austrália, para enfrentar nos últimos meses de preparação.

Jogadoras da Seleção Brasileira de futebol feminino treinam nos Estados Unidos se preparando para a estreia da She Believes Cup.
Seleção participa de treino para a She Believes Cup – Thaís Magalhães | CBF

Para a She Believes Cup, a equipe vai contar com o retorno da atacante Marta que estava fora dos gramados desde março de 2022, por causa de uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo.

A zagueira Rafaelle, a atacante Nycole Raysla, a lateral Yasmim e a meia Júlia Bianchi também retornam à seleção. 

Japão

A equipe japonesa já disputou o torneio She Believes Cup duas vezes. Na primeira participação, em 2019, a equipe ficou em terceiro lugar. No ano seguinte, ficaram em quarto.

Getty Images

O técnico Ikeda Futoshi considera que precisa se destacar neste torneio para estar preparado para a Copa do Mundo.

O Japão é o décimo primeiro do ranking da FIFA. Elas já foram campeãs do mundo em 2011, na Alemanha.

Canadá

As canadenses são as sextas colocadas no ranking da FIFA. As atuais campeãs olímpicas enfrentaram o Brasil em dois amistosos em novembro do ano passado. Ganharam a primeira partida por 2 a 1 e perderam a segunda pelo mesmo placar.

Divulgação/Canadá

Elas foram as responsáveis pela eliminação do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

A comissão técnica espera avaliar mais algumas jogadoras para a Copa do Mundo.

Estados Unidos

As estadunidenses são as atuais campeãs do mundo e a melhor seleção no ranking da FIFA.

Elas recebem algumas das melhores seleções do mundo para iniciar a temporada de 2023 com grandes desafios. Para o elenco, o tempo curto de descanso, junto a seleções com estilos diferentes, elevam o nível da preparação.

Divulgação/USWNT

A seleção dos Estados Unidos é o grande rival a ser batido. Tem as melhores atletas do planeta e nomes experientes, como Megan Rapinoe e Alex Morgan.

Onde assistir

Quem quiser assistir os jogos da seleção brasileira poderá acompanhar pelo Sportv, que adquiriu os direitos de transmissão da competição no Brasil.

Jornalista e Profissional de Educação Física. Pernambucana, bairrista por natureza, vivendo a máxima Gonzaguista: “Minha vida é andar por esse país”. Apaixonada por futebol desde que respira. Atualmente vive em São Paulo, e tem como sonho ajudar a conduzir o futebol feminino ao topo. Fora das quatro linhas, gosta de ler, pedalar, explorar a natureza e é obcecada pela ideia de estar sempre criando algo novo.
Pular para o conteúdo