Em uma temporada de altos e baixos, o Corinthians fez valer o peso da camisa e a qualidade do elenco e chega para sua nona final consecutiva do Brasileirão Feminino. As Brabas terão pela frente um dos times que mais ascendeu nos últimos anos e fez uma campanha na primeira fase da competição que desbancou a própria equipe alvinegra: o Cruzeiro.
Mesmo com o bom momento das adversárias, o Corinthians busca aumentar ainda mais a sua hegemonia do futebol feminino brasileiro, além de consolidar o trabalho de Lucas Piccinato e de um plantel que mistura experiência e juventude.
Histórico hegemônico
Campeão brasileiro invicto desde 2020, o Corinthians é o grande protagonista da competição.
Além de registrar o segundo maior placar da história do torneio – 14×0 sobre o Ceará em 2023 -, o clube é peça central na hegemonia paulista no campeonato feminino nacional: são nove finais em dez anos. Com 20 títulos oficiais (5 continentais, 10 nacionais e 5 estaduais), o Corinthians é a equipe feminina mais vencedora do país.

Trajetória no Brasileirão Feminino 2025
Na primeira fase do Brasileirão Feminino 2025, terminou em segundo lugar, atrás apenas do atual oponente, Cruzeiro, com 68% de aproveitamento e o maior saldo de gols da temporada (39). Mesmo sem a excepcionalidade de outras temporadas, manteve regularidade e chega novamente à decisão.
Somando os pontos da segunda fase, ultrapassou o Cruzeiro, com apenas uma derrota (para o Palmeiras) e dois empates (ambos contra o São Paulo). Contra o adversário da final, o Cruzeiro, o Corinthians venceu os três confrontos diretos, todos em partidas equilibradas e sem goleadas expressivas.
Destaques do elenco
Vic Albuquerque segue como referência e uma das maiores protagonistas da equipe no Brasileirão. Apesar do ritmo abaixo de 2024, a meio-campista lidera o time em gols (8), assistências (5) e participações diretas em gols (13).

Outro nome que vale destacar é a caçula Jhonson. A atacante de 19 anos, formada na base, também impressiona e desponta como promessa – até mesmo na Seleção Brasileira. No Brasileirão Feminino, ela soma 8 gols e 9 assistências.
Em ascensão, atacante Jaqueline assumiu mais protagonismo em 2025 e responde com 6 gols, 3 assistências e 9 participações, além de inúmeras finalizações.
Lucas Piccinato, o segundo ano
O técnico assumiu a equipe em 2023, após passagem pelo Internacional, onde em apenas quatro meses conquistou o Estadual e levou o time à semifinal da Libertadores. Antes, comandou o São Paulo até 2021, quando conquistou a Ladies Cup e somou 19 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.
Pelo Corinthians, já levantou três títulos, todos em 2024: Brasileirão, Libertadores e Supercopa do Brasil. Em 2025, apesar de perder jogadoras importantes e da derrota na Supercopa, manteve a equipe entre as protagonistas nacionais e também no topo do Paulista.
Soberania alvinegra
A história entre Corinthians e Cruzeiro no futebol feminino tem uma ampla vantagem alvinegra. Com 11 jogos na história em todas as competições, as Brabas conquistaram nove vitórias com apenas uma derrota diante das Cabulosas, na primeira fase do Brasileirão de 2024, além de um empate.
Nas quartas de final do Brasileirão de 2023, o time paulista conquistou duas vitórias sobre o Cruzeiro (2 x 1 e 4 x 2), eliminando o time cruzeirense em sua primeira participação na segunda fase da competição nacional.
No início de 2024, as duas equipes se enfrentaram na decisão da Supercopa Feminina e a equipe corinthiana venceu por 1 a 0, com gol de Duda Sampaio, conquistando o título da competição. Já em 2025, o Corinthians foi o responsável por derrubar a invencibilidade cruzeirense na primeira fase, quando bateu o time mineiro por 4 a 2 na última rodada da primeira fase.

Além disso, nesta temporada, em duelo pela Copa do Brasil, mais uma vitória das Brabas. O Corinthians bateu o Cruzeiro, em Belo Horizonte, nos pênaltis por 4 a 2 após empate por 1 a 1 no tempo normal e se garantiu nas oitavas de final da competição. Mais uma vez na final, para o Corinthians, o Brasileirão de 2025 é uma nova oportunidade de reafirmar sua longevidade no topo e mostrar que, mesmo frente a novas forças que surgem no cenário, a hegemonia alvinegra continua resistindo.
Onde assistir à final
Corinthians e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (7), às 10h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte, com transmissão de SporTV, TV Globo e TV Brasil.
O jogo da volta acontece no mesmo horário, na semana seguinte, na Neo Química Arena, onde o Corinthians decidirá em casa a grande final do Brasileirão.
Deixe seu comentário