Brasileirão Feminino sub-17 começa nesta quarta-feira; saiba tudo sobre a competição

Adriano Fontes/CBF

O Brasileirão Feminino sub-17 começa nesta quarta-feira (13). A competição de base, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será dividida em três fases, com as participação de 12 equipes e acontecerá entre os dias 13 e 30 de abril. A fase de grupos do torneio terá como sede única a cidade de Santana de Parnaíba-SP.

A competição

Até 2021 o campeonato tinha limite de idade para o sub-16, sendo o Corinthians o atual campeão. Porém, neste ano, a competição terá abrangência de mais uma faixa etária, se tornando sub-17.

Adriano Fontes/CBF

Sendo assim, serão 12 participantes dividos em três grupos definidos previamente em um sorteio realizado na sede da CBF. São eles:

Grupo A: Corinthians, Esmac, Minas Brasília e Santos

Grupo B: Cresspom, Internacional, Grêmio e São José

Grupo C: Atlético-MG, Ferroviária, Flamengo e São Paulo.

O Brasileirão Feminino sub-17 será dividido em três fases. Na primeira fase, os times se enfrentam entre si em turno único. Na segunda e na terceira fase, será o sistema de mata-mata com partidas de ida e volta.

Se classificam para a segunda fase o primeiro colocado de cada grupo, além do segundo melhor colocado entre os três grupos. Em caso de empate em número de pontos, o primeiro critério de desempate será o número de vitórias, depois, o saldo de gols, maior número de gols pró, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e, se ainda persistir a igualdade, será realizado um sorteio.

Procedimentos técnicos

Os clubes poderão inscrever até 23 atletas para a competição com idades entre 14 e 17 anos. Os jogos terão duração de 70 minutos divididos em dois tempos de 35 minutos cada.

Poderão ser feitas até seis substituições durante as partidas, sendo respeitado o limite máximo de três paradas.

Transmissão do campeonato

De acordo com a assessoria da CBF, ainda estão em negociações as transmissões da competição. Até 2021, a Eleven Sports realizava as transmissões dos campeonatos femininos adultos e de base organizados pela CBF, porém, em 2022 a parceria ainda não foi renovada.

Primeira fase

Confira o calendário da primeira fase da competição:
RODADA 1 – Quarta-feira (13):

Grupo A:
Esmac x Santos – 18h30

Corinthians x Minas Brasília – 20h30

Grupo B:
Grêmio x São José – 14h

Internacional x Cresspom – 16h

Grupo C:
Ferroviária x Atlético-MG – 8h30

São Paulo x Flamengo 10h30.

RODADA 2 – Sexta-feira (15):

Grupo A:
Minas Brasília x Esmac – 14h

Santos x Corinthians – 16h

Grupo B:
Cresspom x Grêmio – 8h30

São José x Internacional – 10h30

Grupo C:
Flamengo x Ferroviária – 18h30

Atlético-MG x São Paulo – 20h30

RODADA 3: Domingo (17):

Grupo A:
Minas Brasília x Santos – 08h30

Corinthians x Esmac – 10h30

Grupo B:
Cresspom x São José – 18h30

Internacional x Grêmio – 20h30

Grupo C:
Flamengo x Atlético-MG – 14h

São Paulo x Ferroviária – 16h

Acompanhe o Fut das Minas também no Twitter e Instagram.

Emilia Sosa
Jornalista, gaúcha que tem uma relação de amor e ódio com o país RS. Gosta de futebol desde sempre e usa seu espacinho no mundo para defender que mulheres joguem, falem e façam o que quiserem dentro da modalidade. Assiste futebol, fala de futebol, escreve sobre futebol e não sabe nem chutar uma bola. Fala igual uma matraca longe de uma câmera, adora conversar e contar histórias.