Com uma menos, Brasil empata com a Colômbia no fechamento da fase de grupos da Copa América Feminina 2025

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

Fechando a última rodada da fase de grupos da Copa América Feminina 2025, Brasil e Colômbia ficaram no 0 a 0, na partida disputada nesta sexta-feira (25), no estádio Banco de Guayaquil.

Mesmo sem gols, o jogo foi repleto de momentos tensos, faltas, cartões e muitas polêmicas. A Seleção Brasileira ainda ficou mais de 70 minutos jogando com uma menos, após a expulsão da goleira Lorena.

Primeiro tempo

Tensão definiu a primeira etapa entre Brasil e Colômbia. Expulsão, cartões amarelos, reclamações e muitas faltas contribuíram para esse clima.

As colombianas começaram melhor o jogo, pressionando no ataque e com Linda Caicedo dando bastante trabalho para a defesa brasileira. A melhor chance saiu dos pés da camisa 18, que obrigou a goleira Lorena a fazer uma ótima defesa à queima roupa, aos 12 minutos.

O Brasil tinha dificuldades de sair do campo de defesa e utilizar o seu meio-campo. Por isso, a equipe comandada por Arthur Elias apostava nas bolas longas, que não estavam funcionando.

Até que aos 20 minutos, a situação ficou muito complicada para a Seleção Brasileira. Linda Caicedo saiu em velocidade no contra-ataque, e a goleira Lorena saiu da grande área e acabou tocando com a bola no braço na tentativa da finalização da atacante colombiana. Inicialmente, a árbitra havia dado apenas o cartão amarelo. Mas, após uma conversa com a bandeirinha, a juíza deu o cartão vermelho, e o Brasil ficou com uma jogadora a menos.

Com a expulsão de Lorena, a atacante Jhonson deu lugar à goleira Cláudia, que fez a sua estreia na Copa América Feminina. Além disso, a arqueira irá desfalcar o Brasil na semifinal.

A partir daí, as brasileiras cederam para o nervosismo e o jogo ficou mais faltoso. Foram mais dois cartões amarelos para a Canarinha (Kerolin e Arthur Elias) ainda no primeiro tempo. Apesar da tensão, ninguém balançou antes do intervalo.

Segundo tempo

Mesmo com a inferioridade numérica, o Brasil conseguiu se defender melhor do que na etapa inicial. No entanto, a equipe brasileira seguiu com dificuldades para criar no setor ofensivo. Ary Borges chegou a ter uma boa chance após um cruzamento, mas a bola acabou apenas resvalando nela.

Do outro lado, a Colômbia também não foi muito criativa. A chance mais perigosa foi com Lina Caicedo, que cruzou a bola para Pavi, mas Mariza afastou a bola.

O desenrolar da partida seguiu muito picotado, com muitas faltas e pouca bola rolando.

Para aumentar ainda mais o drama brasileiro no jogo, Yaya sofreu uma forte bolada no rosto após um chute da Tarciane. A meia do Brasil parecia sair por conta do protocolo de concussão, mas ela seguiu em campo mesmo aparentando estar com muita dor.

Nos acréscimos, a Seleção Brasileira ainda ficou perto de abrir o placar com Yasmin, que mandou a bola na trave em uma cobrança de falta.

Como ficou a tabela

O Brasil terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, com 10 pontos. Já a Colômbia assegurou a segunda posição, com oito pontos.

Agora é semi

Na semifinal, a Seleção Brasileira irá enfrentar o Uruguai, que ficou na segunda colocação do Grupo A. A partida será na terça (29), às 21h, no Casa Blanca.

Um dia antes, na segunda (28), às 21h, também no Casa Blanca, a Seleção Colombiana duela contra a Argentina, que terminou na liderança do Grupo A.

Tudo sobre a Copa América de 2025 você encontra no site e nas redes sociais do Fut das Minas (InstagramX e TikTok). 

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.