//Internacional é bicampeão Gaúcho de Futebol Feminino

Internacional é bicampeão Gaúcho de Futebol Feminino

Por: Emilia Sosa

Em um Clássico com C maiúsculo, o Internacional vence o Grêmio e se consagra bicampeão do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino. A partida decisiva iniciou às 10h da manhã deste domingo (20), embaixo do sol quente da Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha. As duas equipes que estavam invictas na competição repetiram as três últimas finais do campeonato, e pela terceira vez, as Coloradas levaram a melhor e levantaram a taça de campeãs estaduais.

Primeiro tempo

A partida começou movimentada, e logo nos primeiros três minutos, a goleira gremista precisou trabalhar. Digno de um clássico gaúcho, após uma falta cometida por Pri Back,  ânimos das jogadoras ficaram alterados e o árbitro Leandro Vuaden precisou separar uma pequena discussão em campo. Aos 7 minutos do primeiro tempo, Marta tentou reagir e partiu com velocidade em direção a área colorada, mas foi parada por uma falta cometida por Byanca Brasil. Antes de completar os 10 primeiros minutos, Shashá arriscou de fora da grande área, mas Lorena fez a defesa. Marta continuou investindo no contra-ataque veloz, mas a goleira colorada fez boas interceptações, afastando o perigo da área do Inter.

Aos 21 minutos do primeiro tempo, o Grêmio perdeu uma grande chance, com a desorganização dentro da grande área, a defesa colorada conseguiu se constituir e afastar o perigo. O primeiro gol da partida veio aos 28 minutos de um grande cruzamento de Rafa Travalão direto na cabeça de Djani, sem chances para a goleira gremista.

Depois do primeiro gol a equipe gremista perdeu o ritmo e se desorganizou, enquanto as coloradas seguiam administrando o placar e poupando um pouco do físico que já se demonstrava desgastado devido ao calor. No fim do primeiro tempo teve mais um momento de tensão entre as jogadoras, após a falta cometida por Djani em Gisseli, o momento logo foi controlado pelas capitãs das duas equipes. 

Segundo tempo

A equipe gremista voltou para a segunda etapa disposta a conquistar o empate. Logo aos três minutos do primeiro tempo, Eudimilla chegou com perigo na área de Kemelli, fez o drible na defensora colorada, mas a bola foi para fora. Logo no minuto seguinte, Lorena precisou defender um chute arriscado de Shashá. Aos 7 minutos, Naná fez toda a construção da jogada, pelo lado esquerdo, e Lorena fez mais uma grande defesa. No minuto seguinte Byanca Brasil marcou o segundo e ampliou em 2×0 para o Internacional.

Aos 16 minutos do segundo tempo o Grêmio perdeu a grande oportunidade do jogo. Ju Oliveira fez um cruzamento espetacular para Eudimilla, mas Naná tirou a bola de cima da linha impedindo o gol gremista. 

As jogadoras começaram a sentir o forte calor da Arena Cruzeiro, o desgaste físico foi batendo, as Gurias Coloradas administravam bem o placar, enquanto, apesar das adversidades, as Gremistas continuavam buscando o jogo. 

Aos 39 minutos do segundo tempo o juiz marcou pênalti para o Grêmio, Pri Back converteu e diminuiu a vantagem colorada. O jogo voltou a pegar fogo e as Gurias Gremistas buscam empatar o placar para levar a decisão aos pênaltis. Apesar de todo esforço e desgaste físico das duas equipes, o Internacional administrou a partida e conquistou o título estadual.

Campanha: As Gurias Coloradas finalizam o Campeonato 2020 invictas, com quatro vitórias.