Por Fernanda Gasel
Investimento, campanhas de incentivo, independência em relação ao time masculino, mulheres na gestão e recorde de resultados positivos, essas foram algumas coisas que marcaram a trajetória do time feminino do Corinthians, que entra em campo neste domingo (06), às 20h, na Neo Química Arena, para disputar a final do Campeonato Brasileiro contra o Avaí/Kindermann.
Está não é a primeira vez que a equipe alvinegra disputa o título, em 2018 , quando ainda tinha parceria com o Audax, levou a melhor na final contra o Rio Preto, e foi vice duas vezes, em 2017 contra o Santos e em 2019, no confronto com a Ferroviária. Esse ano, o Corinthians detém a melhor campanha do campeonato. Em 45 pontos disputados, conquistou 42. Na primeira fase e, até o jogo contra o Palmeiras, manteve 17 vitórias consecutivas, desde a volta do futebol e até o momento, possui 68 gols marcados. Além do melhor ataque, o Timão também é dono da melhor defesa, sofrendo apenas 9 gols em todo o torneio.
No entanto, a história do clube vai muito além de vitórias dentro de campo. Desde 2016, o Corinthians, que na época se uniu ao clube Audax, iniciou um projeto totalmente focado no time feminino, buscando colocá-lo no topo do futebol nacional.
Logo na segunda temporada, a união entre paulistanas e osasquenses resultou no título da Copa Libertadores. A parceria acabou sendo importante para convencer o clube internamente de que aquele era um investimento que valeria a pena. Com isso, o Corinthians decidiu estruturar o time feminino dentro do próprio clube, no comando da Cris Gambaré, diretora da modalidade. Ela, junto com o técnico Artur Elias, foram grandes protagonistas no projeto do futebol feminino do Corinthians.
A infraestrutura
Desde o início, Cris tem conseguido o apoio do clube para fazer os investimentos necessários na equipe. Ela lidera um departamento de 19 pessoas totalmente focadas no futebol feminino, que inclui médicos, preparadores fisícos, psicólogo e nutricionista próprios. Enquanto isso, Arthur tem montado um time quase que imbatível. Em 2020, ocorreu a manutenção de 96% do elenco do time e a contratação de jogadoras da seleção brasileira.
Além disso, as meninas treinam todos os dias no espaço destinado à base corintiana no CT Joaquim Grava, garantindo toda a infraestrutura necessária para a formação física das atletas. O Parque São Jorge, passou por reformas recentes para abrigar até 5 mil pessoas e se tornou a casa oficial da equipe feminina, como forma de criar uma identidade própria. Mas em jogos importantes como finais, os confrontos podem ser transferidos ao estádio em Itaquera.
As redes sociais da equipe, possuem uma comunicação própria e independente, o que também permite a construção de um público específico do futebol feminino. São mais de 500 mil seguidores no Instagram e 100 mil no Twitter. É a equipe feminina com mais seguidores do Brasil, e um dos maiores perfis digitais da América latina.
A profissionalização
Pensando nos direitos das atletas, este ano o Corinthians anunciou a profissionalização de todo o elenco. O investimento do Timão na modalidade, que já era um dos maiores do Brasil, praticamente dobrou com a iniciativa.
Com a profissionalização, as jogadoras passaram a ter registro na carteira de trabalho, garantindo direitos como o direito de imagem e multa rescisória em contrato, evitando, assim, uma saída repentina do clube.
O time também criou uma equipe de base sub-17, que segue o comando da ex jogadora, Daniela Alves. A criação da categoria de base impulsiona ainda mais o crescimento da modalidade, já que incentiva as meninas a começarem mais novas e chegarem ao profissional mais preparadas.
Campanhas
Ao longo dos 4 anos, o clube também fez diversas campanhas para que os torcedores abracem a causa. Entre elas, o “Respeita As Minas”, lançada na véspera do Dia Internacional da Mulher de 2018, como alerta para o combate à violência e ao abuso sofrido por mulheres. A iniciativa foi abraçada por todo o clube e a hashtag #RespeitaAsMinas virou camiseta e já estampou o painel da Neo Química Arena.
“Cale o Preconceito” foi outra campanha que trouxe diversas frases machistas, que muitas vezes as jogadoras ouvem, para falar sobre o preconceito enfrentado por elas. O patrocinador master do time também entrou na proposta e criou a campanha “Bando de Loucas”: “Loucas por fugir à regra e loucas por resistir ao preconceito”, diz o centro da mensagem, que pegou um bordão clássico do Corinthians e incluiu as mulheres.
Resultados
O incentivo e investimento na modalidade, mostraram resultado tanto dentro como fora de campo. O time é bi campeão da Copa Libertadores (2017 e 2019), campeão do Campeonato Paulista (2019), Campeonato Brasileiro (2018) e da Copa do Brasil Feminina (2016). Com isso, conseguiu trazer estrelas do futebol feminino para seu elenco, como Andressinha, Poliana e Pamela e garantiu a convocação de outras atletas do time para a seleção brasileira.
Além disso, está na final do Campeonato Brasileiro 2020 e na semifinal do Campeonato Paulista, buscando seu bi-campeonato. A campanha do Corinthians é a prova de que vale a pena os clubes apoiarem e investirem em suas equipes femininos.