Seleção Brasileira vai para a Copa do Mundo com a maior delegação da história: saiba como é formada a equipe

Thais Magalhães/CBF

Para o Mundial de 2023, foram convocadas 23 atletas regulares e 3 suplentes

Por Natália Tristão

A Copa do Mundo Feminina da FIFA ainda não começou, mas já está quebrando recordes. Pela primeira vez na história, o Brasil levou 57 pessoas em sua delegação para a disputa do Mundial. Além das 26 jogadoras, outras 31 pessoas compõem a comissão técnica, departamento médico e a equipe de apoio.

Uma novidade importante para o desempenho das nossas atletas é o Núcleo de Saúde e Performance, que será formado por médicos, fisioterapeutas e profissionais da nutrição, psicologia e ginecologia.

“Esse núcleo de saúde e performance também pensa em fatores de como minimizar jet lag, melhorar parte física, parte nutricional. É um núcleo fantástico e inédito, não tem nem na masculina ainda”, disse Ana Lorena Marche, gerente de seleções femininas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Foto: William Anacleto/CBF

Não se pode deixar de ressaltar a forte presença das mulheres em posições de referência e de tomadas de decisão para esse Mundial. Na convocação, por exemplo, tivemos duas mulheres comandando o evento, sendo uma delas a Ana, e a outra a técnica Pia Sundhage. Além disso, das outras 29 pessoas presentes na comissão técnica, departamento médico e equipe de apoio, 17 são mulheres.

E já que estamos falando de fazer história na Oceania, por que não acreditar na primeira estrela brasileira?

Confira a relação das atletas convocadas:

Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila Rodrigues (Santos).

Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Tamires (Corinthians), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF) e Rafaelle (Orlando Pride).

Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Duda Sampaio (Corinthians), Andressa Alves (Houston Dash), Luana (Corinthians) e Ana Vitória (PSG).

Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Geyse (Barcelona), Kerolin (North Carolina Courage), Nycole (Benfica), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).

Suplentes: Tainara (Bayern de Munique), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).

Agenda do Brasil na Copa

A Seleção Brasileira estreia do dia 24 de julho diante do Panamá, às 08h (horário do Brasília), no estádio Hindmarsh. Na segunda rodada, o Brasil enfrenta a França, no dia 29 de julho, às 07h, no estádio de Brisbane. O time brasileira fecha a fase de grupos contra a Jamaica, no dia 02 de agosto, às 07h, no estádio Retangular.

Paulista em terras paraibanas, jornalista em formação e apaixonada por esportes desde pequena. Tinha o sonho de ser nadadora profissional, mas como não deu certo, encontrei no jornalismo uma chance de continuar a viver o esporte de perto. Seja no trabalho, na faculdade, em casa, com amigos, estou sempre falando, assistindo ou pensando sobre futebol, e também um pouquinho sobre F1. Além disso, gosto muito de sair para comer ou beber, ir ao cinema. E também de ficar em casa, assistindo a alguma série, lendo ou só curtindo minhas playlists favoritas.
Pular para o conteúdo