Barcelona e Lyon estão na final da Champions League Feminina 2022

Renard comemorando gol | UWCL

Na tarde deste sábado (30) foram definidas as finalistas da Champions League Feminina 2022. Barcelona e Lyon se classificaram e vão se reencontrar em mais uma decisão da maior competição de clubes da Europa. 

A última vez em que as duas equipes decidiram o título da Champions foi em 2019, quando o time francês derrotou a equipe catalã por 4×1. Agora, o Barcelona entrará em campo como atual campeão, com a melhor campanha da competição.

Confira como foram os jogos de volta das semifinais.

Wolfsburg x Barcelona

O Wolfsburg entrou em campo nesta tarde precisando reverter a vantagem de 5×1 imposta pela equipe espanhola no jogo de ida, e apesar do volume de jogo e a posse de bola ficar mais nos pés das adversárias, a equipe alemã mostrava mais ofensividade. 

Aos 34 minutos, Jill Roord criou uma grande oportundidade para o Wolfsburg, mas acabou sendo interceptada pela goleira do Barcelona. 

Atletas do Barça comemorando classificação | Barcelona reprodução

Logo depois, já nos acréscimos do primeiro tempo, a atacante Tabea finalizou precisamente e abriu o placar para o Wolfsburg, diminuindo a vantagem da equipe diante das espanholas. 

No segundo tempo, logo no início, Jill Rord ampliou para as donas da casa, e impulsionou ainda mais a equipe a acreditar e ir pra cima. O Barcelona até tentava responder, mas não conseguia ser muito efetivo no ataque. 

O Wolfsburg ainda teve duas chances claras de gol no segundo tempo, mas não conseguiu concluir e acabou sendo eliminado pelo placar agregado de 5×3 para a equipe da Espanha. 

PSG x Lyon

O clássico francês já começou como o mais equilibrado da competição. No jogo de ida, a equipe do Lyon venceu por 3×2 e deixou o resultado mais aberto para o segundo jogo.

Porém, como a equipe mais campeã da competição, o Lyon não baixou a postura e, logo nos primeiros 15 minutos de jogo, abriu o placar com a craque Ada Hegerberg. 

O gol de empate do PSG só veio sair no segundo tempo no início do segundo tempo, com Katoto mandando a bola para o fundo das redes. 


Porém, quando o PSG parecia trazer mais perigo, a estrela de Wendie Renard brilhou e, de cabeça, ela mandou a bola para o fundo das redes e gabaritou a classificação do Lyon, que venceu por 2×1 (5×3 no agregado). 

Números das finais

O Lyon fará sua décima final da Champions League, sendo a segunda com o Barcelona. A equipe francesa venceu a competição sete vezes, e é a equipe com mais títulos.

O Barcelona irá a final pela terceira vez, é o atual campeão e já foi vice diante do Lyon em 2019. 

A final será disputada no dia 21 de maio, às 14h (horário de Brasília). 

Amanda Porfírio
Jornalista e Profissional de Educação Física. Pernambucana, bairrista por natureza, vivendo a máxima Gonzaguista: “Minha vida é andar por esse país”. Apaixonada por futebol desde que respira. Atualmente vive em São Paulo, e tem como sonho ajudar a conduzir o futebol feminino ao topo. Fora das quatro linhas, gosta de ler, pedalar, explorar a natureza e é obcecada pela ideia de estar sempre criando algo novo.