Como foi o ano da Seleção Brasileira Feminina? Veja os números de 2025

Com mais de 90% de aproveitamento, Brasil tem ano consistente e sobe no ranking da Fifa. Fotos : Lívia Villas Boas/CBF

Vitória inédita, título e resultados consistentes marcaram o ano da Seleção Brasileira Feminina. Há pouco mais de dois anos sob comando do técnico Arthur Elias, a equipe encerrou a  temporada de 2025 com 71,1% de aproveitamento, de acordo com os dados do Sofascore. O bom desempenho rendeu ao Brasil uma posição a mais no Ranking Fifa, divulgado na última quinta-feira (11), terminando o ano em sexto lugar

Ao todo, a seleção disputou 15 partidas em 2025, entre amistosos e Copa América. Foram 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, somando 39 gols marcados e 18 sofridos, além da conquista do nono título da Copa América Feminina.

O desempenho de 2025 foi um termômetro para a equipe que será sede da Copa do Mundo de 2027 e busca a conquista inédita do título. Em seis convocações ao longo da temporada, Arthur Elias chamou 49 jogadoras, mesclando novos nomes com atletas experientes, focado no processo de formação de base para o ciclo do Mundial.

Em comparação com 2024, primeiro ano do treinador no comando da seleção, os números indicam evolução. Na temporada anterior, considerando torneios, amistosos e os Jogos Olímpicos, a equipe teve 60% de aproveitamento, com 14 vitórias, três empates e seis derrotas.

Fim do tabu contra os Estados Unidos 

Foto: @RAFAELRIBEIRORIO /CBF

O Brasil quebrou, logo no início de 2025, um tabu que durava mais de dez anos contra os Estados Unidos. A seleção venceu as norte-americanas fora de casa pela primeira vez e voltou a ganhar um confronto contra as estadunidenses após mais de uma década. A última vitória brasileira havia ocorrido em dezembro de 2014, em Brasília, no Torneio Internacional de Futebol Feminino.

Os dois amistosos nos Estados Unidos abriram o calendário da Seleção Brasileira em 2025 e marcaram o primeiro reencontro entre as equipes desde a final dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando o Brasil foi derrotado por 1 a 0. No primeiro jogo amistoso, disputado em 5 de abril, em Los Angeles, a equipe brasileira perdeu por 2 a 0.

No segundo duelo, o resultado positivo. Após Macario abrir o placar para os Estados Unidos, Kerolin empatou e Amanda Gutierres garantiu a virada com vitória inédita, por 2 a 1. Até então, o Brasil havia enfrentado as norte-americanas 12 vezes como visitante, com 12 vitórias das donas da casa.

Nono título de Copa América 

Fotos : Lívia Villas Boas / CBF

Em agosto, o Brasil conquistou o primeiro título sob o comando do técnico Arthur Elias. Pela nona vez em dez edições, a Seleção Brasileira foi campeã da Copa América, reforçando a hegemonia continental. A equipe encerrou a campanha invicta, com quatro vitórias e dois empates, e venceu a final contra a Colômbia em uma disputa acirrada e cheia de gols.

A campanha também marcou o retorno de Marta, que havia anunciado aposentadoria da seleção após os Jogos Olímpicos. Convocada para amistosos antes do torneio, Marta teve papel decisivo na final, marcando dois gols e levando a decisão, que terminou empatada em 4 a 4, para os pênaltis, onde o Brasil venceu por 5 a 4. Ela foi eleita melhor jogadora da Copa América.

Além das jogadoras experientes, o torneio também serviu para Arthur Elias testar e consolidar novos nomes. Jogadoras como Jhonson, Dudinha e Amanda Gutierres ganharam espaço durante a campanha. Amanda, inclusive, terminou a competição como artilheira, com seis gols, ao lado da paraguaia Cláudia Martínez.

Vitórias contra seleções europeias 

Brasil venceu Portugal por 5 a 0 no último jogo do ano. Fotos : Lívia Villas Boas / CBF

Os amistosos contra seleções europeias tiveram peso importante no calendário da Seleção Brasileira Feminina em 2025, principalmente dentro da preparação para a Copa do Mundo de 2027. Os confrontos colocaram o Brasil diante de seleções que ocupam as primeiras posições do ranking da Fifa.

Ao todo, a equipe disputou cinco amistosos contra equipes europeias ao longo da temporada. O primeiro deles terminou com derrota para a França por 3 a 2, após o Brasil sofrer a virada.

Depois da conquista da Copa América, em outubro, o time manteve uma sequência positiva de oito jogos invicto. A equipe brasileira venceu a Inglaterra, atual campeã da Eurocopa e vice-campeã mundial, por 2 a 1, em Manchester. A partida foi disputada no Etihad Stadium, e o Brasil atuou por cerca de 70 minutos com uma jogadora a menos.

Na sequência, o Brasil venceu a Itália por 1 a 0, em Parma, com gol de Luany. As italianas foram semifinalistas da última edição da Eurocopa.

No fim de novembro, a seleção foi derrotada pela Noruega por 3 a 1, em amistoso disputado na Espanha, encerrando a série positiva. O último compromisso da temporada foi contra Portugal, fora de casa, com vitória brasileira por 5 a 0. Gabi Zanotti, Ludmila, Dudinha, Isabela e Bia Zaneratto marcaram os gols.

Goiana, 27 anos, jornalista e apaixonada por esportes e livros. O apreço por esportes vem desde a infância, influenciada pela família, que é fanática por futebol. Na hora de escolher uma carreira, o jornalismo veio como opção para juntar o que ama ao trabalho. Acredita que com informação de qualidade a sociedade pode conquistar grandes coisas e vê o jornalismo como uma forma de contribuir com a comunidade.