Vitória inédita, título e resultados consistentes marcaram o ano da Seleção Brasileira Feminina. Há pouco mais de dois anos sob comando do técnico Arthur Elias, a equipe encerrou a temporada de 2025 com 71,1% de aproveitamento, de acordo com os dados do Sofascore. O bom desempenho rendeu ao Brasil uma posição a mais no Ranking Fifa, divulgado na última quinta-feira (11), terminando o ano em sexto lugar.
Ao todo, a seleção disputou 15 partidas em 2025, entre amistosos e Copa América. Foram 10 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, somando 39 gols marcados e 18 sofridos, além da conquista do nono título da Copa América Feminina.
O desempenho de 2025 foi um termômetro para a equipe que será sede da Copa do Mundo de 2027 e busca a conquista inédita do título. Em seis convocações ao longo da temporada, Arthur Elias chamou 49 jogadoras, mesclando novos nomes com atletas experientes, focado no processo de formação de base para o ciclo do Mundial.
Em comparação com 2024, primeiro ano do treinador no comando da seleção, os números indicam evolução. Na temporada anterior, considerando torneios, amistosos e os Jogos Olímpicos, a equipe teve 60% de aproveitamento, com 14 vitórias, três empates e seis derrotas.
Fim do tabu contra os Estados Unidos

O Brasil quebrou, logo no início de 2025, um tabu que durava mais de dez anos contra os Estados Unidos. A seleção venceu as norte-americanas fora de casa pela primeira vez e voltou a ganhar um confronto contra as estadunidenses após mais de uma década. A última vitória brasileira havia ocorrido em dezembro de 2014, em Brasília, no Torneio Internacional de Futebol Feminino.
Os dois amistosos nos Estados Unidos abriram o calendário da Seleção Brasileira em 2025 e marcaram o primeiro reencontro entre as equipes desde a final dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando o Brasil foi derrotado por 1 a 0. No primeiro jogo amistoso, disputado em 5 de abril, em Los Angeles, a equipe brasileira perdeu por 2 a 0.
No segundo duelo, o resultado positivo. Após Macario abrir o placar para os Estados Unidos, Kerolin empatou e Amanda Gutierres garantiu a virada com vitória inédita, por 2 a 1. Até então, o Brasil havia enfrentado as norte-americanas 12 vezes como visitante, com 12 vitórias das donas da casa.
Nono título de Copa América

Em agosto, o Brasil conquistou o primeiro título sob o comando do técnico Arthur Elias. Pela nona vez em dez edições, a Seleção Brasileira foi campeã da Copa América, reforçando a hegemonia continental. A equipe encerrou a campanha invicta, com quatro vitórias e dois empates, e venceu a final contra a Colômbia em uma disputa acirrada e cheia de gols.
A campanha também marcou o retorno de Marta, que havia anunciado aposentadoria da seleção após os Jogos Olímpicos. Convocada para amistosos antes do torneio, Marta teve papel decisivo na final, marcando dois gols e levando a decisão, que terminou empatada em 4 a 4, para os pênaltis, onde o Brasil venceu por 5 a 4. Ela foi eleita melhor jogadora da Copa América.
Além das jogadoras experientes, o torneio também serviu para Arthur Elias testar e consolidar novos nomes. Jogadoras como Jhonson, Dudinha e Amanda Gutierres ganharam espaço durante a campanha. Amanda, inclusive, terminou a competição como artilheira, com seis gols, ao lado da paraguaia Cláudia Martínez.
Vitórias contra seleções europeias

Os amistosos contra seleções europeias tiveram peso importante no calendário da Seleção Brasileira Feminina em 2025, principalmente dentro da preparação para a Copa do Mundo de 2027. Os confrontos colocaram o Brasil diante de seleções que ocupam as primeiras posições do ranking da Fifa.
Ao todo, a equipe disputou cinco amistosos contra equipes europeias ao longo da temporada. O primeiro deles terminou com derrota para a França por 3 a 2, após o Brasil sofrer a virada.
Depois da conquista da Copa América, em outubro, o time manteve uma sequência positiva de oito jogos invicto. A equipe brasileira venceu a Inglaterra, atual campeã da Eurocopa e vice-campeã mundial, por 2 a 1, em Manchester. A partida foi disputada no Etihad Stadium, e o Brasil atuou por cerca de 70 minutos com uma jogadora a menos.
Na sequência, o Brasil venceu a Itália por 1 a 0, em Parma, com gol de Luany. As italianas foram semifinalistas da última edição da Eurocopa.
No fim de novembro, a seleção foi derrotada pela Noruega por 3 a 1, em amistoso disputado na Espanha, encerrando a série positiva. O último compromisso da temporada foi contra Portugal, fora de casa, com vitória brasileira por 5 a 0. Gabi Zanotti, Ludmila, Dudinha, Isabela e Bia Zaneratto marcaram os gols.









Deixe seu comentário